No IAA Transportation, em Hannover, o ônibus movido a hidrogênio Solaris Urbino 18 foi eleito o “Ônibus do Ano 2025” pelo júri internacional

Esta vitória marca a primeira vez que um ônibus movido a hidrogênio com emissão zero recebe o prêmio desde o início da competição em 1989

Redação

Esta é a segunda vez que a Solaris ganha o título de Ônibus do Ano; a primeira foi em 2017, com seu ônibus elétrico Solaris Urbino 12 movido a bateria. A Solaris é agora a primeira empresa a ganhar o título para ônibus movidos a bateria e hidrogênio.

O ônibus movido a hidrogênio Solaris Urbino 18, movido a eletricidade gerada em uma célula de combustível de hidrogênio, apresenta um design articulado e uma autonomia de até 600 quilômetros com um único reabastecimento.

O veículo também conta com tanques de hidrogênio com capacidade total de 51,2 kg, além de baterias Solaris que servem como fonte de energia auxiliar. Com tempo de reabastecimento de 20 minutos e capacidade para transportar até 140 passageiros, o ônibus foi projetado para rotas longas.

Veja também