As linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU na Baixada Santista começaram a receber os primeiros veículos do total de 100 novos ônibus 0km com ar-condicionado. Até o momento, 21 veículos já foram inspecionados e iniciaram o atendimento em linhas metropolitanas da região.
A nova frota, operada pela BR Mobilidade, conta com veículos 0km, chassi Mercedes-Benz e carroceria Caio Induscar Apache, equipados com ar-condicionado, plataforma de acessibilidade para passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida, além de motor Euro 6. O investimento representa um avanço para o transporte metropolitano da região. A renovação da frota é resultado de um esforço conjunto do governo estadual, secretaria dos transportes metropolitanos, EMTU e concessionária BR Mobilidade.
Os novos ônibus estão sendo entregues gradualmente, passando por inspeção e cadastramento pela EMTU. Os 21 veículos entregues, até o momento, já começaram a operar na linha 942 – Humaitá a Ponta da Praia, serviço de alta demanda que atende cerca de 12 mil passageiros por dia. Demais linhas serão beneficiadas com a modernização da frota.
Atualmente, a EMTU gerencia mais de 60 linhas metropolitanas nos nove municípios da Baixada Santista, transportando mais de 200 mil passageiros por dia, além do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), modal 100% elétrico que liga Santos a São Vicente e atende diariamente a cerca de 25 mil passageiros.