CPTM lança programa de prestação de serviços ao mercado

A iniciativa busca potencializar a arrecadação de suas receitas não tarifárias; a coordenação do programa será de responsabilidade da gerência de novos negócios

Redação

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) lançou o Programa “CPTM Serviços”, com o objetivo de oferecer a prestação de serviços ao mercado, amparado no conhecimento e na expertise adquiridos pela companhia ao longo de sua história.

Entre os serviços que serão oferecidos, destacam-se a prestação de serviços de consultoria; ativos ferroviários e simuladores de trens; treinamentos; gestão de projetos e contratos; melhorias de processos; projetos de mídia e varejo; e turismo ferroviário, além de pesquisas, modelagem econômico-financeira de projetos e implantação de obras e sistemas. A CPTM, referência na área, também poderá oferecer serviços de projetos e BIM (Building Information Modeling).

O CPTM Serviços também irá atuar em áreas como estratégias de marketing e comunicação; governança; planejamento empresarial e urbano e meios de pagamento. Além disso, máquinas e equipamentos utilizados pela CPTM e que ajudam a companhia poderão ser oferecidos em um modelo de compartilhamento.

A alinhadora e niveladora utilizadas na manutenção de via permanente, por exemplo, assim como veículos aplicados na realização de inspeção dos trilhos e de rede aérea, poderão ser ofertados, sem contar a mão de obra especializada envolvida. Entre os treinamentos que poderão ser oferecidos pelo CPTM Serviços estão os operacionais, de manutenção, comerciais, de planejamento e pesquisa, além de turismo ferroviário, por exemplo.

A coordenação do programa CPTM Serviços será de responsabilidade da gerência de novos negócios, que irá instaurar e conduzir os processos de consultoria e prestação de serviços; elaborar e assinar as propostas comerciais e acompanhar toda execução contratual; utilizando-se, sempre que necessário, do valioso suporte de outras áreas da companhia.

Veja também