Daimler Buses faz lançamento mundial do eCitaro K a bateria elétrica

O ônibus rodoviário Mercedes-Benz Tourismo Safety Coach é outro lançamento da Daimler Buses no evento, bem como a nova geração de ônibus intermunicipais SetraMultiClass LE

Redação

Na IAA 2024, a Daimler Buses apresenta o ônibus urbano Mercedes-Benz eCitaro K movido a bateria elétrica. Com 10,63 metros de comprimento é uma uma versão curta do popular ônibus totalmente elétrico de piso baixo. Com uma distância entre eixos de 4.398 milímetros, menor que o eCitaro em cerca de 1,5 metros, o eCitaro K promete maior manobrabilidade.

O eCitaro K está disponível com um mínimo de quatro e um máximo de seis conjuntos de baterias, com uma capacidade total de até 588 kWh. Na configuração máxima, o eCitaro K atinge um alcance de mais de 300 quilômetros sob condições favoráveis ​​– durante toda a vida útil da bateria. Para rotas ainda mais longas, o carregamento intermediário usando um pantógrafo também é possível no eCitaro K.

O novo eCitaro K está disponível com duas ou três portas. O layout do compartimento de passageiros do eCitaro K é idêntico ao do Citaro e do eCitaro. O eCitaro K é movido pelo eixo portal elétrico ZF AVE 130 com dois motores, cada um com uma saída máxima de 125 kW. Ele também foi equipado com os mais recentes sistemas de segurança e assistência. O Mercedes-Benz eCitaro K está disponível opcionalmente com câmeras em vez dos espelhos externos anteriores.

Novos sistemas de segurança

Desde julho de 2024, o “Regulamento Geral de Segurança” (GSR-B) atualizado da UE é obrigatório para todos os ônibus e ônibus de turismo recém-registrados. Os atuais sistemas de segurança e assistência em ônibus e ônibus de turismo das marcas Mercedes-Benz e Setra não atendem apenas aos requisitos do GSR; algumas funções até vão além do nível exigido pelo GSR a partir de 2024. Eles formam o novo padrão em todas as variantes de veículos e representam mais valor agregado para os ônibus urbanos, intermunicipais e de turismo das marcas Mercedes-Benz e Setra.

O Active Brake Assist 6 (ABA 6) é capaz de responder a pedestres e ciclistas até uma velocidade de 60 km/h – para o ABA 5, isso já era 50 km/h. O sistema de segurança ABA 6 pode reagir a ciclistas e pessoas que estão atravessando a rua, se aproximando do veículo ou caminhando na faixa do veículo com frenagem automática de emergência.

O Sideguard Assist 2 agora monitora não apenas o lado do passageiro dianteiro, mas também o lado do motorista, e assim vai além do nível exigido pelo GSR. Para garantir uma visão ampla para a frente e para a lateral, uma combinação de cinco sensores de radar de curto e longo alcance e uma câmera são usados ​​para o Sideguard Assist 2 e o novo Frontguard Assist. Em velocidades acima de 40 km/h, o Sideguard Assist 2 também assume o papel de um assistente de mudança de faixa.

O Frontguard Assist deteta e avisa sobre potenciais colisões com utilizadores desprotegidos da estrada nas imediações da frente do veículo. O assistente de velocidade inteligente Traffic Sign Assist compara a velocidade atual do veículo com a velocidade permitida do veículo e avisa o motorista se a velocidade permitida for excedida. O sistema pode lidar com as diferentes sinalizações em toda a Europa.

O sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPM) agora também faz parte do equipamento padrão em todos os modelos de ônibus e ônibus de turismo da Daimler Buses. O TPM previne danos aos pneus exibindo qualquer perda de pressão.

Mercedes-Benz Tourismo Safety Coach

O ônibus rodoviário Mercedes-Benz Tourismo Safety Coach é outro lançamento da Daimler Buses no IAA 2024. Como tradição, a Daimler Buses utiliza um ônibus como este para demonstrar o nível atual da tecnologia de segurança.

O novo assistente de frenagem de emergência Active Brake Assist 6 também está a bordo, assim como o Sideguard Assist 2, o completamente novo Frontguard Assist e o novo Traffic Sign Assist, que avisa o motorista sobre excesso de velocidade. Além dessas funções, o Lane Assist (SPA), o Tyre Pressure Monitoring (TPM), o controle de cruzeiro adaptativo (ART) com função adicional de parada e avanço, Attention Assist (AtAs), Brake Assist (BA), o limitador de frenagem contínuo (DBL), o Electronic Stability Program (ESP), o sensor de chuva/luz e o sistema de câmera 360° estão todos incluídos.

O Mercedes-Benz Tourismo Safety Coach também é equipado com o sistema opcional de substituição de espelho MirrorCam. Os benefícios do MirrorCam incluem o campo de visão estendido para o motorista, visibilidade significativamente melhor no escuro, menos sujeira, menos danos de manobra e uma redução adicional no consumo de combustível graças a uma seção frontal menor.

Setra MultiClass LE

O Setra S 510 LE híbrido está sendo lançado como representante do novo Setra MultiClass LE durante os dias de mídia na IAA Transportation 2024. O Setra MultiClass LE compreende ônibus de serviço regular com comprimentos entre 10,51 e 14,52 metros. A combinação de tecnologia de piso baixo com opções variadas de equipamentos e diferentes configurações de portas, plataformas, assentos, cockpits, motores e transmissões significa que o novo Setra MultiClass LE também é ideal para uso no tráfego urbano.

O sistema de transmissão do Setra MultiClass LE é baseado em componentes comprovados e econômicos que foram extensivamente testados. Um motor compacto de seis cilindros em linha OM 936 com um deslocamento de 7,7 litros está em ação na traseira dos modelos de dois eixos. Ele está disponível em duas variantes de potência: 220 kW (299 cv) com 1200 Nm de torque e 260 kW (354 cv) com 1400 Nm de torque. O modelo principal de três eixos, o Setra S 518 LE, é equipado com o motor de seis cilindros em linha OM 470 com um deslocamento de 10,7 litros.

Todos os modelos Setra MultiClass LE são equipados de série com os mais recentes sistemas de segurança e assistência. O Setra MultiClass LE também pode ser equipado opcionalmente com o sistema de câmera MirrorCam em vez dos espelhos externos convencionais.

Pacote de serviços

Os clientes de ônibus e de turismo das marcas Mercedes-Benz e Setra se beneficiam dos serviços abrangentes oferecidos pela Omniplus, a marca de serviços da Daimler Buses. A Omniplus tem a maior rede de serviços específicos para ônibus da Europa, com serviços que incluem não apenas manutenção e reparo, mas também o fornecimento de peças de reposição, por exemplo. Os contratos de serviços personalizados fornecem segurança e transparência de custos, assim como os diversos e continuamente expandidos serviços digitais da Omniplus On.

A Daimler Buses está reunindo alguns desses serviços já existentes e valorizados em uma nova oferta integrada – o Service Bundle Coach. Este pacote de serviços permite que os clientes de ônibus se concentrem em seus negócios principais e recebam serviços perfeitamente coordenados de uma única fonte com qualidade comprovada. O pacote fornece um novo veículo com um contrato de serviço bem alinhado, bem como serviços digitais e ofertas de treinamento.

Os destaques da Daimler Buses na IAA 2024 (Divulgação)

Veja também