A Spheros busca expandir sua presença no Brasil e na América Latina. A empresa é a principal fornecedora de sistemas de ar-condicionado para ônibus no Brasil, detendo 65% de participação de mercado e exporta para o México, Estados Unidos, China, Turquia e outros países.
“Apresentamos na Lat.Bus 2024, o principal evento de transporte rodoviário de passageiros da América Latina, realizado no início de agosto, a nova Spheros Brasil, segunda maior operação do Grupo Spheros no mundo e a maior em produção de sistemas de ar-condicionado para ônibus. Também lançamos novos produtos, como sistemas de ar-condicionado para ônibus urbanos com maior capacidade de resfriamento e o Revo®-E Global, sistema de ar-condicionado para ônibus elétricos com função Eco Mode para economia de energia”, explica Luís Sacco, diretor da Spheros Brasil.
Além dos novos sistemas de ar-condicionado, entre os recentes lançamentos da Spheros estão novos softwares para ônibus Double Decker, com operação simples e diagnósticos de falhas detalhadas do sistema de ar-condicionado para facilitar o trabalho de manutenção das operadoras e com portas de conexão para telemática.
Com matriz na Alemanha e presente em 11 países, a Spheros tem como foco o desenvolvimento e produção de soluções em climatização e produtos eletrônicos para o mercado de ônibus. A marca ficou associada à Valeo de 2016 até o início deste ano. Agora de propriedade da HIG Capital, ela investe e foca no desenvolvimento de novos produtos e soluções para acompanhar a evolução da mobilidade sustentável, incluindo novos veículos elétricos e movidos a combustíveis renováveis.
Redução de emissões–
A Spheros tem plano de crescimento sustentável para os próximos anos, visando o aumento de fornecimento de sistemas de ar-condicionado para ônibus urbanos e o lançamento de novos produtos. “O Brasil, em conjunto com o moderno e completo centro de P&D na Alemanha, desenvolve soluções em climatização que oferecem mais eficiência operacional, economia de energia e utilizam materiais recicláveis”, destaca Luís Sacco. A perspectiva é lançar essa linha inovadora de produtos no segundo semestre de 2025.
Segundo o executivo, os operadores de transporte estão adquirindo mais veículos com climatização, pois elevam o padrão do serviço e oferecem mais conforto aos passageiros. “A adoção de veículos com ar-condicionado está crescendo em grandes e médias cidades do Brasil. Para atender a essa demanda, desenvolvemos o modelo CC425, para utilização em ônibus de 15 metros”, explica.
A empresa também fabrica e fornece produtos eletrônicos para ônibus, representando 20% das vendas, como itinerários eletrônicos, iluminação de LED e conversores DC/DC. Nessa linha, está em desenvolvimento uma nova geração de controladores para sistemas de ar-condicionado, que trará maior facilidade de operação, com diagnósticos de falhas mais abrangentes.
Os produtos mais vendidos da Spheros para climatização incluem o sistema de ar-condicionado CC356, usado em ônibus urbanos, rodoviários e de turismo, tanto no Brasil quanto no mercado de exportação, além dos modelos CC430 para ônibus Double Decker e da família CC205 para micro-ônibus. Entre os componentes eletrônicos, os principais produtos são itinerários eletrônicos e réguas de Led para iluminação interna de ônibus.
LEIA TAMBÉM: