A Agência Minas Gerais informa que o governo do estado formalizou um acordo para adquirir 600 novos ônibus para o sistema de transporte público da região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A aquisição vai renovar cerca de 25% da frota total até 2025. Serão destinados R$ 382 milhões para a compra dos novos ônibus, a título de indenização para reequilibrar os contratos de transporte coletivo, em função dos impactos causados pela pandemia.
Os valores investidos fazem parte dos rendimentos do recurso do Acordo de Reparação ao rompimento em Brumadinho, assinado pelos compromitentes – governo de Minas, ministério público de Minas Gerais, ministério público federal, defensoria pública de Minas Gerais – com a Vale. O rompimento tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.
A previsão é a de que os primeiros veículos comecem a ser entregues ainda em 2024. O acordo para a destinação dos recursos na aquisição dos ônibus foi enviado para homologação no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG).
Além dos 600 novos veículos, as concessionárias que operam o transporte público da região metropolitana assumem o compromisso de adquirir, com recursos próprios, mais 250 ônibus em 2025. Com a entrada dos novos veículos em operação, haverá redução da idade média da frota, passando dos atuais 11 anos para seis anos até o final de 2025. A compra representa uma renovação de mais de 25% da frota atual, de 2,4 mil ônibus, que opera 640 linhas. Os novos veículos terão tecnologia Euro 6.
Os critérios para a alocação dos ônibus novos ainda serão estabelecidos em comum acordo com os consórcios e a Seinfra, respeitando proporção definida no acordo entre as sete redes integradas de transporte que compõem o sistema metropolitano. Foi definido, ainda, que será levada em consideração a idade dos veículos que serão substituídos, quantidade de reclamações e volume de passageiros transportados.
De acordo com a Agência Minas Gerais, o processo de renovação da frota foi diretamente impactado pela diminuição do número de passageiros durante a pandemia de covid-19, o que também elevou significativamente o custo da operação. Antes da pandemia, o transporte coletivo da região metropolitana de Belo Horizonte transportava uma média de 850 mil passageiros por dia. Atualmente, a média de passageiros transportados por dia é de 570 mil.