Estão abertas as inscrições para o 55º Concurso de Pintura de Frotas

Os projetos apresentados serão avaliados por uma comissão julgadora composta por profissionais ligados à comunicação visual e ao setor de mobilidade e transporte; as inscrições terminam em 28 de outubro

Marcia Pinna

A 55ª edição do Concurso de Comunicação Visual e Pintura de Frotas, promovido pelas revistas Transporte Moderno e Technibus, vai escolher os trabalhos que mais se destacaram nos segmentos de rodoviário de passageiros, metropolitano de passageiros e transporte de cargas. Os projetos são avaliados em diversos aspectos, como estética, originalidade e atualidade, segurança, praticidade, identificação da marca e promoção dos serviços e produtos oferecidos. Os primeiros colocados recebem a premiação durante o evento “Maiores do Transporte e Melhores do Transporte”, realizado anualmente pela OTM Editora.

O concurso, que é realizado há mais de cinco décadas, tornou-se uma tradição no transporte brasileiro. “A cada edição percebemos que o concurso é um reflexo de tudo que acontece no transporte de passageiros e cargas, não apenas em termos de design, mas do próprio mercado veículos e da concepção de comunicação entre as empresas e os clientes e passageiros. Neste ano, a expectativa é muito positiva devido ao bom momento do setor, tanto no transporte de passageiros, rodoviário e urbano, quanto no de cargas”, avalia Marcelo Fontana, diretor da OTM Editora.

No ano passado, os projetos mostraram que o setor que se moderniza e se reinventa, mas sem perder de vista a história e os valores das empresas. No transporte rodoviário de passageiros, a Expresso JK Transportes foi a vencedora, com um trabalho assinado por Armando Villela, da Villela Design. O segundo lugar ficou com a Viação Continental de Transportes, uma empresa do Grupo Gontijo, também com um projeto de Armando Villela, da Villela Design.

A Viação Santa Cruz recebeu a premiação na categoria especial memória do transporte. Segundo a empresa, “a nostalgia ganhou as estradas desde que a Viação Santa Cruz decidiu reinventar uma de suas mais tradicionais pinturas. A identidade escolhida foi elaborada na década de 1980, trazendo as iniciais SC em formato estilizado e remetendo às curvas da estrada.”

No segmento metropolitano de passageiros, o vencedor da última edição foi o sistema BRT da Mobi-Rio, empresa pública que opera o transporte coletivo na cidade do Rio de Janeiro, subordinada à secretaria municipal de transportes. O conceito criativo do trabalho, desenvolvido por Jorge Fernando de Andrade, ressalta o novo momento do sistema BRT, que passa por uma grande revitalização. Em segundo lugar, ficou o Consórcio Ribeirão Preto de Transportes, com projeto de Carlos Marland, da Marland Design de Frota. A Radial+ conquistou o terceiro lugar na categoria, com um projeto de Luiz Antonio Misse Mota, da Missemota Arquitetura e Design.

BRT Rio foi o ganhador do ano passado no metropolitano de passageiros

Para Jorge Andrade, o Concurso de Comunicação Visual e Pintura de Frotas tem como principal função destacar a importância no investimento na imagem das empresas, trazendo resultados técnicos e reconhecimento da identidade e perfil do negócio. “Para o criador, o concurso serve como termômetro de avaliação da evolução dos nossos serviços de desenvolvimento inovador, soluções práticas e estética apurada. Além, claro, da importância chancela de premiação do mais importante concurso de design no mercado de atuação”, avalia.

Na categoria de transporte de carga, a BBM Logística recebeu a menção honrosa, com um projeto desenvolvido pela equipe da própria empresa. A BBM, que tem mais de 25 anos de mercado, informou que tem como direcionamento ser uma marca aceleradora da evolução e buscou mostrar essa característica por meio do projeto.

Veja também