A Empresa 1 em parceria com a concessionária Expresso Planalto, empresa do Grupo CSC de Transportes, está implementando três novas soluções no transporte coletivo de Itaquaquecetuba (SP): o SI.GO, plataforma de experiência do passageiro; o Chatbot para recarga de Bilhete Único; e o Sigom Vision, sistema de reconhecimento facial.
O SI.GO buca facilitar os serviços de cadastro e recadastro de usuários com benefício, pagamento da tarifa diretamente pelo celular (ticket eletrônico) e recarga de crédito on-line, com pagamento via PIX e cartão de crédito. A plataforma também está com novas funcionalidades que já estão disponíveis à população de Itaquaquecetuba como acesso a informações em tempo real sobre a lotação dos veículos, previsão de chegada no ponto e no destino e rotas alternativas.
Outra tecnologia incorporada é o sistema Sigom Vision, que funciona com o cadastramento da foto de um usuário para ser utilizado pela solução para reconhecimento facial. A câmera inteligente com infravermelho capta as imagens do usuário e faz comparação automática com a foto do cartão para verificar se o uso é verídico — com isso, evita evasão tarifária.
Por fim, o público também conta com o chatbot via Whatsapp, desenvolvido pela Empresa 1. A interface já está ativa no município e funciona para recarga de cartões. “Tanto para o órgão gestor do transporte público coletivo e quanto para o operador de bilhetagem, estas soluções trazem redução de custos com evasão tarifária, com infraestrutura para venda de crédito e com atendimento ao cliente”, explica Harlen Barbosa, CTO da Empresa 1.