DF recebe 90 ônibus para o BRT e anuncia compra de trens para o Metrô

Os veículos vão atender a região do Gama e de Santa Maria; previsão é que o transporte também seja ampliado para a região norte após a construção da terceira faixa da BR-020

Redação

A Agência Brasília informa que o governo do Distrito Federal recebeu mais 90 ônibus novos que vão circular no sistema do BRT do Gama e de Santa Maria. A operação dos novos ônibus está prevista para começar em setembro. Durante a apresentação dos veículos, também foi anunciada a compra internacional de 18 vagões do Metrô-DF para substituir os antigos do modelo Série 1.000.

Os novos ônibus receberam investimento total de R$ 280 milhões. “Nós já temos quase 800 ônibus desse modelo, que são os menos poluentes do mundo, reforçando o nosso compromisso com a sustentabilidade”, defendeu a vice-governadora Celina Leão. “No início, não havia a previsão de ar-condicionado dentro dos ônibus, mas nós trabalhamos para que pudéssemos incluir a climatização, e assim foi feito.”

Foram incluídos na frota 51 veículos articulados e 39 do tipo Padron, que vão fazer parte da área 2 do transporte coletivo da capital, totalizando uma frota de 704 ônibus. Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, há outras importantes ações até o fim do ano para reforçar o transporte público. A região Norte do Distrito Federal também será, em breve, beneficiada com a circulação dos BRT.

Os novos ônibus fazem parte dos 195 veículos anunciados pela Viação Pioneira, em setembro de 2023, dos quais 79 são destinados ao aumento da frota e 116 para substituir veículos mais antigos. A Pioneira é responsável pela operação na área 2, que abrange as regiões administrativas do Gama, Santa Maria, Paranoá, ltapoã, São Sebastião e Park Way.

No primeiro lote, em setembro do ano passado, foram entregues 79 ônibus básicos, que foram incorporados principalmente nas linhas de São Sebastião e do Jardim Botânico. Em fevereiro deste ano, entraram em operação 20 Padrons BRT e 16 Super Padron nas linhas do Paranoá e Itapoã. Em abril, a Pioneira renovou 10 veículos articulados no sistema do BRT.

Mais investimentos no Metrô-DF

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal também deve ganhar investimentos para renovação de seus vagões. De acordo com a vice-governadora Celina Leão, a previsão é que 18 trens sejam adquiridos para trazer mais conforto e segurança aos usuários.

“Estamos fazendo reuniões e elaborando um planejamento estratégico de transporte. Há uma necessidade imediata de investimentos no Metrô e estamos fazendo isso. São mais de R$ 110 milhões na melhoria de toda a estrutura de manutenção desses trens. Além disso, toda a Série 1.000 será trocada, totalizando 18 vagões novos. Houve a decisão do descontingenciamento dos recursos para que a Semob, junto ao Metrô, compre esses trens e nós tenhamos um transporte mais rápido e confortável”, acrescentou.

Veja também