A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) realizou, na noite de ontem (6 de agosto), em São Paulo, a entrega das Medalhas do Mérito do Transporte Urbano Brasileiro 2024. Esta homenagem, criada no décimo aniversário da associação, em 1997, distingue anualmente pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram pela prestação de serviços relevantes ao setor de transporte urbano e metropolitano de passageiros no país.
Na abertura da cerimônia, o presidente do Conselho Diretor da NTU, João Antônio Setti Braga, ressaltou a importância de reconhecer as personalidades que contribuem direta e indiretamente para o desenvolvimento e aprimoramento do transporte urbano no Brasil.
O prêmio contempla três categorias: Empresário, In Memoriam e Especial. As medalhas são entregues por conselheiros da entidade.
Categoria Especial
Uma das duas personalidades do setor de transportes homenageadas na categoria Especial foi Marcelo Ricardo Fontana, que recebeu a medalha do presidente do Conselho Diretor da NTU, João Antônio Setti Braga.
Empresário de comunicação e promoção de eventos no setor de transporte, Marcelo Fontana iniciou sua atuação na área aos 17 anos, como promotor comercial e integrante da equipe da revista Revistur. Hoje, é CEO da OTM Editora, empresa que publica sete revistas na área de transporte, incluindo Transporte Moderno, Technibus, Maiores do Transporte e Melhores do Transporte, além dos anuários Ônibus e Mobilidade Urbana e Transporte de Carga e Logística. Fontana também organiza importantes eventos e exposições de transporte, como a Expobus (primeira feira nacional de ônibus), Frotas Conectadas e a LAT.BUS, que está sendo realizada até o dia 8 de agosto no São Paulo Expo, na capital paulista.
Marcelo Fontana também é responsável pela organização da Semana da UITP Latin-America, Arena ANTP e Seminário Nacional NTU, entre outros eventos. “Esta é uma homenagem destinada apenas às personalidades que se destacaram na história do transporte urbano de passageiros. São apenas os melhores, reconhecidos por suas contribuições importantes para o setor. Sinto-me muito honrado e emocionado em integrar este seleto grupo”, comentou Marcelo Fontana.
Ele contou que foi acolhido pela “família do transporte” desde muito cedo e aprendeu sobre empreender, assumir desafios e lidar com adversidades com a convivência com os empresários do setor. “Receber esta homenagem me dá mais forças para continuar trabalhando em prol do setor. Tenho certeza de que esta medalha será guardada com muito carinho, não apenas na OTM Editora, mas principalmente em meu coração”, concluiu Fontana.
Também foi homenageado nesta categoria Paulo Henrique Saraiva Câmara, que recebeu a medalha das mãos do conselheiro Paulo Fernando Chaves Júnior. Saraiva Câmara exerceu a carreira administrativa no Banco do Brasil e, no governo de Pernambuco, foi secretário de Administração (2007-2010), de Turismo (2010), da Fazenda (2011-2014) e governador (2015-2022). Atualmente, é presidente do Banco do Nordeste do Brasil, cargo que ocupa desde 2023.
Categoria Empresário
Os empresários homenageados pela NTU este ano foram Donato Gulin, que recebeu sua medalha das mãos do conselheiro Maurício Gulin. Gulin é engenheiro químico e advogado por formação, foi vereador em 1972 e 1976, além de ter presidido a Câmara Municipal de Curitiba (PR) em 1975, 1976 e de 1979 a 1982. Gulin também se dedicou às empresas de ônibus Viação Cidade Sorriso Curitiba, Viação Cidade Sorriso Uberlândia, Viação Cidade Sorriso Ganchinho, Viação Cidade Sorriso Porto Seguro, Viação Cidade Sorriso Toledo, Viação Cidade Sorriso Marília e Viação Rocio.
O diretor das empresas Fábio’s, Auto-ônibus Vera Cruz e Gire Transportes, desde os anos 1990, Fábio Teixeira Alves, também foi homenageado com a medalha entregue pelo conselheiro Marcos Antônio Feres de Freitas.
Outro homenageado na categoria Empresário foi Luiz Augusto Saraiva, que recebeu a medalha do conselheiro João Carlos Camilo. Saraiva é sócio das empresas Auto Viação Urubupungá, onde começou como diretor em 1973; Viação Santa Brígida; Viação Cidade de Caieiras; e Urubupungá Transportes e Turismo.
Murilo Soares de Andrade também foi reconhecido. Aos 88 anos, Andrade exerceu funções como cobrador, motorista, gerente de manutenção e diretor de empresa. Atualmente, é sócio das empresas Santa Zita Transportes Coletivos e Nova Transportes, ambas no Espírito Santo, e Coletur Coletivos Urbanos, em Belo Horizonte (MG). A medalha foi entregue pelo conselheiro Murilo Soares de Andrade Lara.
O último empresário a ser homenageado na categoria foi José Lessa Carvalho, que recebeu a honraria do conselheiro Rubens Lessa Carvalho. Carvalho é diretor e conselheiro da Companhia Coordenadas de Transportes, que opera no transporte urbano de Belo Horizonte e região metropolitana, em Uberlândia e em vários destinos intermunicipais no estado de Minas Gerais.
Categoria In Memoriam
A NTU também prestou uma homenagem póstuma a Hélio Veiga Ferreira, empresário de origem portuguesa, nascido em 1941 e falecido em 2023. No Brasil, Ferreira começou como feirante, cobrador e motorista de ônibus, antes de fundar, em 1947, a empresa de transportes Braso Lisboa, uma das mais antigas em atividade, incorporada pelo Grupo Guanabara em 1987. Ferreira atuou no grupo até o fim de sua vida e, em 1997, tornou-se sócio da Viação Ideal, onde foi diretor. Também integrou a galeria dos notáveis do Sindicato das Empresas de Ônibus da cidade do Rio de Janeiro – Rio Ônibus. A premiação foi recebida pelos filhos de Ferreira.