a SuperVia firmou um acordo de cooperação com o Disque Denúncia, que agora passa a receber diretamente as reclamações dos passageiros, encaminhando as denúncias aos órgãos de segurança pública e à SuperVia. O objetivo é permitir mais efetividade nas ações de segurança, aproveitando o canal institucional do Disque Denúncia com as polícias Militar e Civil.
As denúncias podem ser feitas, de forma anônima, pelo número 21 2253-1177 e pelo QR Code disponibilizado em trens e estações. O código, ao ser lido por smartphones, direciona ao WhatsApp do próprio Disque Denúncia, que recebe não só textos e áudios, mas também fotos e vídeos. As comunicações realizadas pelos passageiros servirão de base para a criação de um banco de dados com o mapeamento das ocorrências mais comuns e os horários em que acontecem.
Ocorrências externas à operação causam prejuízos à concessionária e aos passageiros. Por mês, a concessionária gasta R$ 20 mil para repor sistemas fixos contra incêndio e extintores. Somente até junho, foram furtados 26 extintores dos trens e dois de estações. A reposição de visores de portas vandalizados representa um custo mensal de R$ 150 mil.
Além disso, no primeiro semestre deste ano, foram subtraídos 886 assentos, gerando um prejuízo de R$ 124,6 mil à SuperVia. A substituição dos estofados pela chapa de acrílico é uma tentativa de frear esse tipo de crime. De março de 2023 a abril de 2024, foram furtados 2.199 assentos, causando um prejuízo de R$ 317 mil.
Os cinco materiais mais vandalizados e furtados entre janeiro e junho de 2024 foram visores de portas (3.027), assentos e encostos (886), grampos de fixação (637), placas de apoio (54) e alavancas de emergência (43). As cinco estações com mais casos de furtos/vandalismo são Central do Brasil (876 ocorrências), Japeri (321 ocorrências), Santa Cruz (263 ocorrências), Deodoro (136 ocorrências) e Gramacho (82 ocorrências).
“A parceria com o Disque Denúncia tem por objetivo conseguir que as ações da segurança pública sejam mais efetivas, no que se refere aos problemas de violência e vandalismo enfrentados pela SuperVia. Furtos e depredações causam prejuízos para todos”, observa o gerente executivo de Segurança da Supervia, Marcus Almeida.
Para Renato Almeida, diretor-geral do Disque Denúncia, esta parceria é um importante passo para combater o vandalismo. “O Disque Denúncia é uma ferramenta disponível 24 horas por dia para a população. O cidadão pode denunciar e ter a certeza de que toda denúncia será devidamente apurada”, acrescentou.