O Consórcio Guaicurus, composto por quatro empresas – Viação Cidade Morena (empresa Líder), Viação São Francisco, Jaguar Transporte Urbano e Viação Campo Grande – e responsável pelo sistema de transporte coletivo urbano de passageiros na capital sul-mato-grossense, reduziu as manutenções e otimizou o consumo de combustível com pneus da Continental.
Com uma frota de 460 ônibus, o Consórcio Guaicurus percorre 483 tabelas horárias distribuídas em 176 linhas, totalizando mais de 2,3 milhões de quilômetros rodados por mês. A operação diária envolve a circulação de mais de 2.800 pneus, consumindo anualmente uma média de 1.130 pneus novos e cerca de 1.540 recapados. Os modelos novos percorrem, em média, 60.120 quilômetros, enquanto os recapados atingem cerca de 66.037 quilômetros por vida útil.
“Estes números refletem a importância da gestão eficiente dos pneus, que representam aproximadamente 5% dos custos operacionais totais do nosso negócio. Por isso, um bom pneu deve oferecer durabilidade e desempenho por quilômetro, proporcionando o melhor custo-benefício”, afirma Paulo Vitor Oliveira, diretor de operações do Consórcio Guaicurus.
Desde 2021, o Consórcio Guaicurus mantém uma parceria estratégica com a Continental, visando aprimorar a performance e a manutenção dos pneus através da plataforma ContiConnect. Segundo a Continental, este sistema de monitoramento digital permite acompanhar a temperatura e calibragem precisa dos pneus em tempo real, resultando em maior segurança e eficiência operacional assim que os veículos entram no pátio.
Integrada por um sensor instalado na parte interna do pneu e uma estação para leitura automática da pressão e da temperatura, com um portal para gestão e acompanhamento das informações, essa tecnologia torna as frotas comerciais mais seguras, eficientes e inteligentes ao permitir que os gestores monitorem, de forma centralizada, os dados de todos os pneus de seus veículos – sejam eles caminhões ou ônibus – e tomem providências imediatas caso ocorra uma baixa crítica da pressão ou um aumento da temperatura dos pneus.
Os principais desafios enfrentados pelos pneus na operação do Consórcio Guaicurus são os danos causados por buracos e a falta de pavimentação nas ruas. A sua manutenção correta é crucial não só para a segurança dos passageiros, mas também para a sustentabilidade econômica do consórcio.
Desde a implementação do ContiConnect, há cerca de dois anos, todos os pneus da Continental utilizados pela frota estão equipados com este sistema de monitoramento digital. A tecnologia tem permitido um acompanhamento mais preciso, reduzindo a necessidade de manutenções frequentes e otimizando o consumo de combustível.
“A parceria entre o Consórcio Guaicurus e a Continental comprova na prática de que forma a inovação tecnológica pode ser aplicada no setor de transporte urbano para promover eficiência, segurança e sustentabilidade”, avalia Thais Oliveira, diretora de vendas de pneus de carga da Continental. Os planos futuros do Consórcio Guaicurus incluem a expansão do uso da tecnologia ContiConnect para todos os pneus da frota.