Para garantir aos mais elevados níveis de segurança passiva do seu ônibus 100% elétrico Attivi Integral, a Marcopolo realizou, de maneira inédita no Brasil, o primeiro crash test traseiro de ônibus elétrico. Segundo a empresa, o resultado demonstrou que a estrutura do modelo oferece resistência a impactos acima do exigido pelas normas existentes, sem quaisquer danos às baterias e sem risco algum para os ocupantes do veículo.
Os ônibus elétricos têm sua utilização predominantemente no trânsito urbano e as baterias são normalmente instaladas na parte traseira do veículo. Como no trânsito urbano existe uma maior incidência de acidentes com colisões traseiras, a engenharia da Marcopolo desenvolveu uma estrutura interna que, absorve a energia do impacto e garante a inviolabilidade do conjunto de baterias.
“Decidimos realizar o primeiro crash test traseiro em um ônibus elétrico por vários motivos. Queríamos oferecer os mais elevados padrões de segurança no Attivi Integral, tanto para os passageiros quanto para os operadores, porque é no trânsito urbano existe uma maior incidência de colisões traseiras”, explica Luciano Resner, diretor de engenharia da Marcopolo. “O teste demonstrou a total segurança do Attivi, sem danos ao conjunto de baterias que ficou intacto. Esse resultado é importante porque garante, ao mesmo tempo, o bem-estar dos ocupantes e a preservação do ativo do operador”, explica.
De acordo com o executivo, a engenharia da Marcopolo trabalhou no desenvolvimento, através da simulação computacional, de uma estrutura da parte traseira do Attivi Integral que fosse resistente a impactos traseiros sem que a sua deformação atingisse o conjunto de baterias.