Com o apoio do governo estadual, o edital de licitação do Transporte Público da Grande Aracaju foi aberto nesta quinta-feira, 20/06. A licitação contemplará 473 ônibus e 122 linhas. Atualmente, são 455 ônibus e 101 linhas operando nas ruas da região metropolitana, que abrange Aracaju, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro. O documento prevê a colocação gradativa de ônibus com ar-condicionado no sistema, além de estabelecer a idade máxima de cinco anos e meio para a frota.
O governador Fábio Mitidieri afirmou que a população do estado espera a licitação do transporte público há muito tempo. “A expectativa do povo é ter uma frota nova, com serviço de mais qualidade e esse é um esforço de todos nós para que a gente tenha veículos novos, com wi-fi, com ar-condicionado. Hoje é um grande dia, um passo histórico na mobilidade da região metropolitana”, destacou.
O governo de Sergipe subsidiará o transporte municipal da região metropolitana com R$ 10 milhões anuais, garantindo assim a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) do combustível do transporte público e participando do rateio do subsídio que é responsável pelo controle do valor da tarifa. A proposta foi apresentada em reunião com os demais membros do Consórcio metropolitano do transporte público coletivo da Grande Aracaju, em novembro de 2023.
Para o presidente do Consórcio Metropolitano do Transporte Público e prefeito da capital sergipana, Edvaldo Nogueira, o edital é resultado da culminância do processo que já dura alguns anos. “Este é o edital mais democrático e elaborado do Brasil, baseado em ciência, dados e possibilidades. A participação do governo do estado foi fundamental em todo esse processo”, enfatizou.
A previsão é que a assinatura do contrato seja feita no final do ano, dependendo do rito legal da concorrência, cumprindo assim todo o processo.