O primeiro ônibus elétrico a circular no transporte público de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, conta com chassi eO500U da Mercedes-Benz e carroceria Caio. O veículo já começou a ser utilizado na Linha 03 – Circular Barcelona, sendo operado pela empresa concessionária VIPE (Viação Padre Eustáquio).
De acordo com a prefeitura, esta é a primeira etapa do processo de eletrificação da frota de ônibus municipais, que receberá mais veículos em breve. Atualmente, a frota é composta por 57 ônibus, todos os demais a diesel. “Esta é uma experiência inédita na sustentabilidade, que trará ainda mais qualidade e modernidade à mobilidade urbana de São Caetano e, consequentemente, para o Programa Tarifa Zero”, destaca o prefeito José Auricchio Júnior.
“A estreia do nosso ônibus elétrico urbano em São Caetano do Sul tem um significado especial para a nossa Empresa, que tem suas raízes e matriz no ABC Paulista, onde produz caminhões e chassis de ônibus há mais de 67 anos”, destaca Walter Barbosa, vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Totalmente desenvolvido e produzido no Brasil, o Mercedes-Benz eO500U, ônibus elétrico urbano a baterias, já é uma realidade na produção e nas vendas no país. “Até dezembro do ano passado, produzimos 50 unidades do modelo para a cidade de São Paulo e, este ano, as entregas continuam. Ou seja, nosso ônibus elétrico está cada dia mais presente nas vias e no sistema de transporte coletivo urbano da capital paulista, que é referência para outras metrópoles”, afirma Walter Barbosa.
Dscarbonização do transporte
“É muito significativo expandir a presença da marca em eletromobilidade na Grande São Paulo, região que utiliza fortemente os ônibus em seu sistema de transporte coletivo. Isso reafirma o compromisso da Mercedes-Benz de buscar soluções de descarbonização no transporte, contribuindo para a melhor qualidade do ar e a preservação ambiental”.
De acordo com o executivo, veículos elétricos são sinônimos de transporte sustentável e já fazem parte do portfólio mundial multissoluções da marca para o mercado. “Nosso eO500U está neste portfólio, sendo protagonista para a Daimler Buses no Brasil e na América Latina. Os benefícios para a sociedade são inquestionáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso e com menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo”, ressalta Walter Barbosa. “Com este produto, nossa operação brasileira segue alinhada à estratégia global da Daimler Truck de práticas de ESG, reafirmando seu compromisso com a mobilidade sustentável e com a descarbonização”.
O chassi da linha O 500 é um modelo Padron 4×2 de piso baixo, para carrocerias de até 13,2 metros. Entre seus diferenciais está a autonomia de 250 km. O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa. A nova geração de baterias NMC3 é a mesma utilizada nos ônibus Mercedes-Benz eCitaro na Europa.