Cuiabá tem investido em mobilidade urbana e hoje conta com mais de 1,2 mil abrigos de ônibus novos, três estações climatizadas e 90% da frota climatizada. Em 2017, a frota com ar-condicionado em circulação na cidade não chegava a 17%. Com a entrega de mais 22 novos ônibus e três vans para o atendimento exclusivo do Programa Buscar, na semana passada, a frota operacional do município, que circula todos os dias e conta com 304 veículos, passou a ser 90% climatizada.
A expectativa é que até dezembro deste ano sejam implantados mais de 300 outros abrigos e mais 33 novos ônibus sejam colocados em circulação, atingindo assim 100% da frota climatizada.
“Em Cuiabá, ar-condicionado não é luxo, e sim uma necessidade, principalmente por entender como funciona o transporte público e as altas temperaturas a que estamos acostumados. Estamos avançando cada vez mais, elevando a qualidade do transporte e, o mais importante, sem aumento de tarifa. Garantimos que até o final da gestão, serão implantados mais de 300 outros abrigos. Até julho, devo entregar mais 33 ônibus zero quilômetro com ar-condicionado”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.
Segundo a prefeitura, diariamente cerca de 200 mil pessoas são atendidas pelo transporte público de Cuiabá e, ao longo de quase oito anos da atual gestão, cerca de 300 ônibus já foram entregues.