Estudo Nacional de Mobilidade Urbana identifica projetos em 21 metrópoles brasileiras

O estudo é coordenado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), em parceria com o ministério das cidades

Estudo Nacional de Mobilidade Urbana, coordenado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), em parceria com o ministério das cidades, abrange o transporte público em 21 metrópoles brasileiras com população superior a um milhão de habitantes. O BNDES investirá R$ 27,8 milhões não reembolsáveis para realização do estudo, por meio do seu Fundo de Estruturação de Projetos (BNDES FEP). O trabalho será conduzido pela consultoria Bain Company, em um consórcio formado pelas empresas de engenharia Logit, Oficina, TYLin e o escritório de advocacia Machado Meyer.

Com perspectiva de longo prazo para até 30 anos, o Estudo Nacional de Mobilidade Urbana identificará dezenas de projetos de média e alta capacidades em todas as regiões do Brasil, além de abordar a otimização e integração das redes de transporte, alternativas para financiamento do sistema e a gestão coordenada entre os entes federativos.

A pesquisa, que tem duração de 12 meses, ajudará a elaborar a Estratégia Nacional de Mobilidade Urbana. A intenção é promover a parceria da União com as regiões metropolitanas para viabilizar projetos, além de impulsionar investimentos em mobilidade urbana nas cidades. O resultado também contribuirá para formar a carteira de projetos de concessões e parcerias público-privadas (PPPs) que promovam investimentos para melhoria dos serviços públicos no âmbito do Novo PAC.

“O estudo será essencial para mapear os projetos de alta e média capacidades (trens, metrôs, VLTs e BRTs) nas maiores regiões metropolitanas do país, contribuindo para a redução do déficit histórico de investimentos no setor”, afirmou o superintendente da área de infraestrutura do BNDES, Felipe Borim.

O trabalho é apoiado por uma rede de conhecimento e colaboração formada por dezenas de instituições do setor e por representantes dos governos federal, estaduais e municipais, como: IPEA, IBGE, ANTP, ANP Trilhos, ITDP Brasil, WRI Brasil, Consetram, Fórum de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, Frente Nacional dos Prefeitos e Confederação Nacional dos Municípios.

Necessidade de investimentos  – 

O déficit de investimentos no setor atinge pelo menos R$ 300 bilhões de reais, segundo estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado em 2023. Caso o volume anual de financiamento mantenha a média dos últimos anos, demorariam mais de 50 anos para que a oferta de mobilidade seja adequada.

Regiões metropolitanas – 

As localidades contempladas pelo estudo abrangem as seguintes cidades-sede: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Santos, Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Goiânia, Distrito Federal, Salvador, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Teresina, São Luís, Fortaleza, Belém e Manaus.

LEIA TAMBÉM:

Estudo Nacional de Mobilidade Urbana foi discutido no último dia da Arena ANTP

Denis Andia, secretário nacional de mobilidade urbana, do ministério das cidades: “Temos um estudo já pronto sobre implantação da eletromobilidade, disponibilizado para governos e entes públicos”

Veja também

Por