Placas fotovoltaicas geram economia de 20,9% em energia no BRT Sorocaba

No total, os painéis fotovoltaicos produziram 227.478Kwh de energia que atenderam a toda operação; a energia não utilizada foi disponibilizada na rede da companhia elétrica

O sistema de energia solar do BRT Sorocaba gerou economia de 20,9% no último ano. No total, os painéis fotovoltaicos produziram 227.478Kwh de energia que atenderam a toda operação. O restante de energia não utilizada foi disponibilizada na rede da companhia elétrica, possibilitando que outros locais fossem beneficiados. Este volume equivale ao abastecimento de 160 casas com quatro pessoas em um ano.

Na semana que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), a concessionária BRT Sorocaba celebra o indicador positivo no uso de energia e promove ciclo de conscientização reforçando seus pilares de sustentabilidade.

De 3 a 7 de junho, acontecerão encontros educativos destinados aos colaboradores para reforçar o conhecimento de temas que vão desde como o efeito estufa afeta o dia-a-dia, mudanças climáticas, energia fotovoltaica até o que a sociedade pode fazer para ajudar o meio ambiente. O BRT Sorocaba também participará de uma ação voluntária da secretaria do meio ambiente, parques e jardins (Sema) para o plantio de três mil árvores nativas.

Marcelo Del Corso, responsável pelo setor de gestão ambiental da BRT Sorocaba, destaca que, com o intuito de minimizar danos ao meio ambiente com a emissão de CO², a empresa alterou o combustível de abastecimento dos veículos de apoio. A iniciativa resultou na redução do consumo de 4.000 litros de combustível fóssil, isso corresponde a uma diminuição de emissão de 2,46 toneladas de CO² em 2023.

Além do uso de energia solar nas estações e nos terminais, a concessionária adota o sistema de reuso de água da chuva nos três terminais (Vitória Régia, São Bento e Ipiranga), utiliza iluminação em Led,  conforto térmico com brises nas estações nas estações e a frota de 124 ônibus com redutor de ruídos e poluentes. 

Veja também