Mercedes-Benz amplia pacote de segurança para ônibus rodoviário

Apto para carroçarias High Deck e Double Deck, O 500 RSD é indicado para transporte regular de médias e longas distâncias, como também operações de turismo

A Mercedes-Benz amplia o pacote de segurança de série para o ônibus rodoviário O 500 RSD 2445 de 450 cavalos e transmissão automatizada. Itens até então disponíveis opcionalmente, como sistema de frenagem de emergência (ABA5), piloto automático adaptativo (ACC), controle inteligente de farol alto (IHC) e sistema de leitura de faixa (LDWS), agora já fazem parte da composição básica do veículo.

Apto para carroçarias High Deck e Double Deck, o chassi de ônibus O 500 RSD 6×2 – disponível nas versões 2445 de 450 cavalos e 2438 de 380 cavalos – é indicado para transporte regular de médias e longas distâncias, como também operações de turismo.

No entanto, a linha Mercedes-Benz O 500 de chassis de ônibus rodoviários é ainda mais ampla, incluindo vários modelos para curtas, médias e longas distâncias e para operações de fretamento e turismo. A oferta inclui versões de tração 4×2, 6×2 e 8×2, tanto para carrocerias convencionais, como para High Deck e Double Deck.

O chassi O 500 RSD 2445 6×2 é equipado com o motor Mercedes-Benz OM 460 LA, que oferece potência de 449 cv a 1.600 rpm e torque de 2.200 Nm a 1.100 rpm. A esse motor junta-se, como item de série, a transmissão automatizada de 12 marchas. A transmissão automatizada pode receber o retarder, avançado sistema de freio auxiliar.

A transmissão automatizada do O 500 RSD vem equipada ainda com EcoRoll (utiliza a inércia do veículo para economizar combustível), PowerMode (mudanças de marcha em rotações mais altas que asseguram maior agilidade nas subidas e nas ultrapassagens) e Assistente de partida em rampa (sistema de auxílio de partidas em rampas).

O sistema de frenagem de emergência (ABA 5) intervém em caso de colisão iminente com veículos em movimento ou parados na via, minimizando os efeitos de uma colisão, além de reconhecer ciclistas e pedestres em movimento, um grande destaque dessa tecnologia. Funciona com base em um radar emissor de micro-ondas na faixa de 77GHz combinado com a câmera do LDWS. Primeiramente, o ABA 5 emite um alerta visual e sonoro para o motorista. Se não há reação, o sistema automaticamente realiza uma leve intervenção nos freios ou pode chegar até a uma frenagem de emergência completa, se for o caso. Isso reduz o risco de colisões e minimiza efeitos de um eventual acidente. Além disso, os freios permanecerão acionados após a parada total do ônibus, até que o motorista efetue algum comando no pedal de freio ou acelerador.

Por meio do radar do ABA5 e a câmera LDWS, o piloto automático adaptativo (ACC), permite ao condutor manter o ônibus numa distância segura em relação ao veículo que vai à frente, equalizando a velocidade do ônibus em relação ao veículo a sua frente. Em uma situação de extrema emergência, se o condutor não reagir, o sistema entra em ação, freando automaticamente o veículo minimizando um possível impacto. O ACC se habilita a uma velocidade maior que 15 km/h. Independentemente de sua ativação, o motorista tem total autonomia para acelerar ou frear, bastando usar os pedais para isso. Ou seja, o condutor tem sempre o domínio do veículo.

Com uma câmera montada no para-brisa, o sistema de leitura de faixa (LDWS) detecta a posição do ônibus em relação às faixas da estrada, à direita e à esquerda. Funcionando em uma velocidade pré-estabelecida, o sistema gera um alerta sonoro e visual que avisa o motorista se o veículo está se movendo para fora da faixa sem o movimento intencional, aumentando a segurança de circulação. Recurso extremamente importante para prevenção de acidentes, o LDWS detecta a mudança de faixa não intencional onde houver marcação na pista. Opcionalmente, pode ser instalado pelo encarroçador um alerta por vibração no assento do motorista, além de alto-falantes no painel.

Segurança e comodidade para o condutor do ônibus também são garantidas pelo controle inteligente de farol alto (IHC). O sistema opera de forma autônoma, reduzindo o farol alto quando a câmera detecta luminosidade contrária e assim o motorista pode se concentrar ainda mais na via e no tráfego. O sistema utiliza a câmera frontal do LDWS, possibilitando total integração com o farol do encarroçador.

Pacote de segurança de série para O 500 RSD 2445 6×2 com motor de 450 cavalos e transmissão automatizada a partir de 2024:

  • ABA5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência da Mercedes-Benz que utiliza radar para detectar outros veículos, ciclistas e pedestres em movimento.
  • ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo
  • IHC – controle inteligente adaptativo de farol alto, que garante maior visibilidade e segurança para outros veículos na via
  • LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de leitura de faixa

Nota: Para o modelo O 500 RSDD 2745 8×2 este pacote de segurança já é de série desde 2023.

Outros itens de segurança de série dos ônibus rodoviários O 500 RS,RSD e RSDD:

  • ESP – controle eletrônico de estabilidade
  • EBS – sistema eletrônico de freios
  • Retarder de última geração – sistema de frenagem hidrodinâmico (série nas versões de 450cv)
  • Transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas, com  EcoRoll e Power Mode
  • Assistente de partida de rampa  
  • Freio de estacionamento com comando eletrônico
  • ESS – sinalização de parada de emergência
  • Aviso de atar cinto de segurança para o motorista
  • Sistema de freio de porta aberta, que somente libera os freios com a porta de entrada fechada
  • Piloto automático de velocidade
  • ABS – sistema antibloqueio de rodas (função do freio EBS)
  • ASR – sistema antipatinação
  • Top-Brake – sistema auxiliar de freio
  • ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente com sistema anti-tombamento.
  • Freio a disco ou tambor

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