Fábio D´Angelo, diretor comercial do Scania Banco: “No início deste ano, 54% do volume de financiamento de ônibus foi na modalidade de CDC pós-fixado, puxado pela expectativa de queda da taxa de juros no decorrer do ano”

O Scania Banco mantém estimativas positivas e alinhadas com as projeções da operação comercial do mercado de que a Selic irá atingir 9% ao ano até o fim de 2024

Sonia Moraes

Technibus – Qual a expectativa do Scania Banco para 2024?

Fábio D´Angelo As expectativas são positivas e alinhadas com as projeções da operação comercial do mercado de que a Selic irá atingir 9% ao ano até o fim de 2024.

Technibus – Qual o maior desafio a ser enfrentado pelo banco neste ano?

Fábio D´Angelo O grande desafio está no aumento da inadimplência que persiste em crescimento.

Technibus – Quanto aumentou a inadimplência neste ano?

Fábio D´Angelo A inadimplência dobrou em proporcionalidade do portfólio de setembro de 2023 a fevereiro de 2024. Este é o maior ponto de atenção no mercado de crédito atualmente, mas ainda acreditamos que esta situação deve começar a melhorar no decorrer do segundo trimestre.

Technibus – O que a instituição prepara de atrativos para os clientes neste ano?

Fábio D´Angelo O Scania Banco tem um amplo portfólio de oferta de produtos financeiros para apoiar nossos clientes na aquisição de seus veículos Scania. Temos diversas modalidades de CDC, além das tradicionais operações de Finame através do BNDES.

Technibus – Quanto o Scania Banco pretende aumentar a participação no financiamento de veículos da marca?

Fábio D´Angelo Permanecemos com a meta de financiar 50% dos volumes de veículos comercializados por nossa rede de concessionários.

Technibus – Quanto o Scania Banco prevê liberar para o financiamento de veículos em 2024?

Fábio D´Angelo O volume financeiro projetado supera os R$ 7,5 bilhões em novos negócios em 2024. Isso representará um crescimento de 25% em relação a 2023.

Technibus – O que poderá estimular o aumento das compras de veículos por meio de financiamentos neste ano?

Fábio D´Angelo O financiamento é sempre um instrumento importante para suportar a comercialização de veículos, entretanto as oportunidades de negócios atualmente estão atreladas a demanda real de mercado por renovação e ampliação de frotas.

Technibus – Qual é o prazo máximo para os financiamentos?

Fábio D´Angelo Nossa oferta contempla operações em prazo máximo de 60 meses com até seis meses de carência. Eventualmente podemos financiar com prazo de 72 meses, mas trata-se de caso de exceção.

Technibus – Qual o total da carteira de clientes do Scania Banco? Quantos são contratos ativos?

Fábio D´Angelo O Scania Banco tem uma carteira com mais de 6.500 clientes com contratos ativos, uma base de clientes que cresceu 30% nos últimos dois anos.

Technibus – Quais segmentos têm colaborado para os resultados do Scania Banco neste ano?

Fábio D´Angelo O Scania Banco está presente em todos os segmentos de atuação dos clientes da marca sendo alimentos, agricultura e indústria, os de maior representatividade em nossa carteira de novos negócios em 2023.

Technibus – Qual modalidade de financiamento está com maior procura neste ano?

Fábio D´Angelo O CDC pré fixado é a modalidade de maior participação em nossas vendas, seguido do CDC pós fixado e depois o Finame.

Technibus – Para a compra de ônibus, qual modalidade está com maior demanda?

Fábio D´Angelo No início de 2024, 54% do volume de financiamento de ônibus foram na modalidade de CDC pós fixado, puxado pela expectativa de queda da taxa de juros no decorrer do ano.

Technibus – Em 2023, quanto o Scania Banco liberou para financiamento de veículos?

Fábio D´Angelo Em 2023 liberamos mais de R$ 6 bilhões de recursos para financiamento, o que representou um crescimento acima de 30% comparado a 2022. Este crescimento foi resultado do aumento da penetração em clientes e também em volume, já que financiamos mais de 50% do volume comercializado pela Scania.

Technibus – Do total de recursos liberados pelo Scania Banco em 2023, quanto foi para ônibus e quanto para caminhões?

Fábio D´Angelo Do total de recurso liberado para financiamento de veículos, 95% foi para caminhões e 5% para ônibus.

Technibus – No segmento de ônibus, quanto representou o CDC, o Finame e o Leasing nos financiamentos em 2023?

Fábio D´Angelo Em 2023 o Finame teve 50% de participação no financiamento de ônibus, o CDC Pré fixado 22%, o CDC pós-fixado 19% e o leasing 9%.

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