TOP registra quase 700 milhões de viagens em 2023

Desde o início da operação do TOP, em dezembro de 2020, já foram emitidos mais de 3 milhões de unidades do cartão TOP, sendo 900 mil cartões somente no ano passado

A ABASP Mobility Clearing House, entidade responsável pela consolidação do sistema de bilhetagem eletrônica da região metropolitana de São Paulo, registrou mais de 699 milhões de transações por meio da plataforma TOP. A associação foi concebida para unificar e simplificar os múltiplos sistemas de pagamento que prevalecem em diferentes modais de transporte público e privado. No centro de tudo, concretizando a ação que unifica o sistema de arrecadação tarifária do transporte está o cartão TOP.

A plataforma TOP registrou em 2023 mais de 699 milhões de transações realizadas no metrô (Metrô, ViaQuatro e ViaMobilidade), trens metropolitanos (CPTM e ViaMobilidade), ônibus intermunicipais (EMTU) e ônibus municipais nas cidades de Arujá, Cotia, Rio Grande da Serra e Taboão da Serra.

Em 2023, foram contabilizadas 389 milhões de transações nos ônibus e 309 milhões nos trilhos. Desde o início da operação do TOP, em dezembro de 2020, já foram emitidos mais de três milhões de unidades do cartão TOP, sendo 900 mil cartões somente no ano passado. Já os bilhetes QR Code chegaram à marca de 448 milhões de tíquetes impressos.

Sendo a primeira mobility clearing house privada da América Latina, a Abasp tem como foco proporcionar uma experiência de mobilidade baseada no conceito MaaS (Mobility as a Service), ou mobilidade como serviço, que proporciona ao passageiro uma mobilidade integrada multimodal. Fundada em 2020, a entidade é uma instituição sem fins lucrativos responsável pela centralização e unificação da arrecadação e Bilhetagem Eletrônica, tendo entre seus associados empresas públicas e privadas.

“E esses números estão crescendo, pois temos o compromisso de colocar as pessoas no centro dos serviços de transportes oferecendo uma experiência de mobilidade cada vez mais fluida e integrada, dando liberdade de escolha para os clientes fazerem a compra da sua passagem por meio de múltiplos canais”, comenta Daniel Bulha, diretor-executivo da Abasp. 

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