A prefeitura de Jundiaí (SP) se prepara para iniciar testes com ônibus elétricos da Ankai. O modelo urbano, que tem autonomia de até 350 quilômetros, foi apresentado pelo Grupo SHC, representante da JAC Motors Brasil/Ankai, e futuramente rodará pelas ruas da cidade por um período de avaliação.
Além da apresentação do ônibus elétrico, a prefeitura recebeu dois veículos 100% elétricos para um período de teste. Os carros estão destinados para uso das equipes da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT).
Com uma autonomia de aproximadamente 410 quilômetros, os dois automóveis da JAC Motors – um E-J7 (Sedã) e o E-JS4 (SUV) –, circularão pelas ruas da cidade por 15 dias. Neste período, serão avaliados indicadores de desempenho.
“Os veículos elétricos já são uma realidade no mundo todo e nós, em Jundiaí, temos que estar atentos a todo tipo de tecnologia que possa ser utilizada em prol da população. Seja pelo fato de economia, durabilidade e principalmente pela preocupação com a degradação e poluição do meio ambiente”, explica Aloysio Queiroz, gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte.
“Hoje a JAC Motors/Ankai tem a sua produção voltada 100% para a linha de elétricos, não fabricando mais carros movidos a combustão no Brasil. A empresa tomou por premissa a verticalização de toda a sua frota aliada a alta tecnologia, sustentabilidade e eficiência energética”, comenta Silvestre Cavalcante de Sousa, diretor de vendas governamentais da JAC Motors/Ankai.
Frota Sustentável–
Em 2023, A prefeitura de Jundiaí incorporou cinco carros elétricos à sua frota. Em comparação com os veículos tradicionais, as novas unidades deixarão de emitir 16 toneladas de CO2 por ano. O Paço Municipal também ganhou dois pontos de abastecimento gratuito, como forma de estimular o uso de automóveis elétricos no município.