Páscoa amplia venda de passagens rodoviárias em 35%, aponta BuscaOnibus

Levantamento mostra que 2024 teve o desempenho mais fraco dos últimos anos, diversos fatores podem ter influenciado resultado

Na Páscoa de 2024, o volume de venda de passagens rodoviárias apresentou um aumento de 35,02% em relação à semana anterior ao feriado, segundo dados da plataforma BuscaOnibus, que concentra informações de mais de 250 viações do país. Este aumento, apesar de positivo, marca o desempenho mais fraco para o período nos últimos anos, como mostra o quadro abaixo.

Em 2023, por exemplo, o crescimento das vendas na semana da Páscoa foi de 78,22% em comparação com a semana anterior ao feriado. Em 2022, ano que marcou a retomada de viagens pós-pandemia, este índice foi de 53,11%, muito semelhante ao resultado de 2019, quando a expansão foi de 56,31%. 

Como destaca José Almeida, CEO do BuscaOnibus, diversos fatores influenciam essas flutuações anuais. A tendência mostra que quanto mais cedo no calendário a Páscoa é celebrada (como aconteceu em 2024, com a data caindo nos últimos dias de março), menor é o interesse por viagens. Em contrapartida, nos anos em que a Páscoa caiu no início ou em meados de abril – como 2019, 2022 e 2023 – houve um aumento mais expressivo nas vendas de passagens.

“A tendência é que as pessoas tenham menor poder aquisitivo no final do mês, o que impacta não só na compra das passagens mas nos custos totais das viagens. Além disso, notamos que quando a Páscoa cai em abril, mais distante do período de férias de verão, as pessoas acabam tendo um impulso maior para viajar, como aconteceu nos anos anteriores”, analisa Almeida.

Antes mesmo do feriado prolongado – o último deste primeiro semestre – a Associação Brasileira de Transportes Interestaduais (Abrati) divulgou um levantamento mostrando desaceleração na reserva de passagens rodoviárias para a Páscoa, em linha com o que os dados do BuscaOnibus mostraram. A entidade apontou a conjuntura econômica do país como um dos fatores para este resultado mais fraco em 2024. 

Outro fator que pode ter impactado na queda em comparação aos anos anteriores é o fim da demanda reprimida por viagens pós-Covid. “Depois de dois anos em que o mercado rodoviário ficou muito restrito, 2020 e 2021, houve um movimento natural de retomada de viagens, o que ficou evidente no ano passado, mas que nesse ano parece ter esfriado”, conclui.

Entre os principais destinos rodoviários durante o feriado de Páscoa, destaque para municípios paulistas – São Paulo, Ribeirão Preto e Campinas lideraram as buscas – e as capitais Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e Florianópolis. Já a cidade de Cascavel (PR) apresentou o maior crescimento (31%) entre os principais destinos do país.

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