Os trabalhos para atualizar o Plano Diretor de Transporte Urbano do DF (PDTU) começam hoje (9/04), com a assinatura da ordem de execução das ações. O processo será tocado pelo Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Haverá pesquisas de origem e destino em cerca de dez mil domicílios, bem como do fluxo e da satisfação no transporte coletivo, abarcando a avaliação das infraestruturas para modo ativo, coletivo e de circulação viária. O acordo com o LabTrans se deu por meio de um convênio tripartite entre a Semob, a UFSC e a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese). O valor do convênio assinado é de R$ 7,8 milhões.
“Os dados levantados vão facilitar o entendimento referente ao deslocamento e à interação entre diferentes modos de transporte e o espaço urbano”, reforça Zeno Gonçalves. “Além disso, serão realizadas quatro audiências públicas e oficinas temáticas e regionais, garantindo a inclusão de diversas perspectivas em um processo contínuo de participação da sociedade.”
Após a validação das propostas pela sociedade, serão estabelecidos objetivos, metas e ações estratégicas para melhorar o transporte urbano da população. Para atualizar o PDTU, os técnicos do LabTrans vão considerar a população estimada de 3,1 milhões de habitantes e fazer uma série de pesquisas que abrangem 13 municípios do entorno do DF.
Os pesquisadores vão levantar as condições reais de prestação dos serviços de transporte coletivo e os dados para projeção de cenários futuros a serem desenvolvidos em até 15 anos. Com essas informações, o LabTrans apresentará um diagnóstico da mobilidade urbana no DF e Entorno com alternativas para problemas e projeções de demanda. Esses dados também permitem elaborar o Plano de Mobilidade Urbana, a fim de atender ao disposto na lei federal nº 12.587/2012.