A Horse foi a empresa escolhida para fornecer motores aos ônibus elétricos da chilena Reborn Electric Motors. Os motores são produzidos nas instalações da empresa, em Curitiba (PR), uma das maiores bases industriais da empresa na América do Sul, que engloba uma fábrica de powertrain – que produz motores de 1.0 litro (BR10) e 1.6 litro (HR16), virabrequins, cabeçotes de cilindro e blocos de motor – e de fundição de blocos de motor e cabeçotes de cilindro em alumínio.
O motor 1.0 turbo a gasolina de três cilindros, que foi instalado em um ônibus de 24 lugares com tecnologia Range Extender, tem potência máxima de 86 kW a 5.000 rpm e atinge torque máximo de 200 Nm @1.750 rpm. A tecnologia acoplada retira energia do motor e carrega a bateria de bordo, que fornece eletricidade para alimentar o motor elétrico que aciona as rodas.
Segundo Patrice Haettel, CEO da Horse, este é um momento extremamente importante, afinal a companhia está indo além do fornecimento para nossos principais parceiros automotivos e entrando em outro setor da mobilidade na América do Sul. “Estamos desenvolvendo soluções personalizadas com baixas emissões de poluentes, que acompanham o ritmo das mudanças e necessidades técnicas dos mercados globais, à medida que fazemos a transição para um futuro mais sustentável. Devido à nossa presença global, podemos oferecer à Reborn instalações de produção e testes em nível mundial”, afirma.
Felipe Cevallos Becker, CEO da Reborn Electric Motors, acrescentou: “Nosso objetivo é acelerar rumo a uma mobilidade mais sustentável, criando soluções para o mercado latino-americano. A Horse, com seu conhecimento do mercado local e habilidade para responder rapidamente à oportunidade de desenvolver uma nova solução com baixa emissão de poluentes, se mostrou o parceiro perfeito”.