Márcia Pinna Raspanti
O ano de 2023 foi muito bom para as empresas de transporte rodoviário de passageiros. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), até setembro houve retração no número de passageiros em relação a 2022. Já os três últimos meses do ano foram de crescimento de cerca de 33%, com destaque para o mês de outubro que registrou uma alta histórica. Em número de viagens, o setor teve, durante todo o ano, aumento da oferta de horários, e 2023 terminou com 25% mais viagens que no ano anterior.
“Outra marca de 2023 foi a expressiva procura por viagens em categoria conforto, como leito, semileito e cama. Se em 2021 estas poltronas representaram 16% das passagens vendidas, em 2023 essa categoria saltou para 27%. Na operação também tivemos algumas mudanças que imprimiram qualidade ao serviço, entradas de novos competidores e crescimento de alguns mercados antes menores, os passageiros estão cada vez melhor atendidos”, comenta Leticia Pineschi Kitagawa, conselheira da Abrati, que considera o resultado do ano “surpreendente”.
As datas comemorativas, como festas de fim de ano e Carnaval, e a temporada de férias registraram grande procura por passagens rodoviárias. Já para os feriados da Semana Santa, a Abrati considerou a movimentação nos dias que antecedem a data “abaixo do esperado”. O feriado da Semana Santa é tradicionalmente um período de alta demanda no setor de transporte interestadual, impulsionado por viagens familiares, turismo religioso e lazer. No entanto, este ano, a Abrati tem observado uma desaceleração significativa nas reservas de passagens.
Diante do baixo número de vendas de passagens, a Abrati incentiva os passageiros a realizarem suas compras com antecedência aproveitando assim as ofertas promocionais oferecidas pelas empresas e também para que as elas possam se programar para oferecer um melhor serviço. Muitas companhias ainda estão oferecendo descontos atrativos para garantir que os todos os viajantes que queiram possam desfrutar do feriado prolongado com comodidade e segurança.
Serviços Diferenciados –
A empresa Guanabara, entretanto, registra alta na procura por passagens de ônibus, principalmente no Nordeste. Segundo levantamento da empresa, que interliga as principais capitais e cidades do país, Teresina, Natal, Recife, Fortaleza, João Pessoa e São Luís estão entre as localidades mais buscadas pelos passageiros para este período.
Além disso, a Guanabara está disponibilizando o serviço de leito expresso em rotas a partir de Fortaleza, incluindo destinos populares como Natal, Recife, Teresina, Juazeiro do Norte e João Pessoa. Este serviço é caracterizado pela ausência de paradas de embarque, proporcionando aos passageiros uma viagem mais econômica e ágil.
“Estamos totalmente preparados para atender a demanda dos passageiros durante o feriado da Semana Santa. Nossa equipe está empenhada em oferecer um serviço de qualidade, garantindo conforto, segurança e agilidade em todas as viagens”, comenta Rodrigo Mont’Alverne, gerente de marketing da Guanabara.
Novos Investimentos –
Para 2024, as expectativas são otimistas, por todos esses fatores já citados e também em virtude da aprovação do marco legal do transporte rodoviário coletivo interestadual de passageiros (TRIP), que ocorreu em dezembro do ano passado. A Abrati anunciou, em fevereiro, investimentos das 112 empresas associadas de cerca de R$ 3,6 bilhões em frota, tecnologia e recursos humanos.
“Todos esses anúncios somados aos indicadores mostram que teremos um ano aquecido. Também o turismo doméstico segundo o MTur deverá registrar alta, pois 74% dos brasileiros que irão viajar pelo Brasil e escolherão o transporte terrestre, reflexo também dos altos preços do bilhete aéreo, o que deverá beneficiar o transporte rodoviário. O setor está preparado e a segurança jurídica trazida pelo novo marco regulatório possibilitou destravar investimentos”, diz Letícia Pineschi, conselheira da Abrati.
Paulo Porto, presidente do conselho deliberativo da Abrati, também enfatiza a importância do marco regulatório. “A segurança jurídica necessária para realizar esses investimentos se tornou presente nessa nova normativa que, apesar de algumas imperfeições, contempla as premissas essenciais necessárias para se obter um transporte público com maior qualidade. A Abrati prevê um ano de muito otimismo e caminhos desobstruídos para o segmento, agora é aquecer os motores pois a chave já foi virada”, afirma.
Em relação a frota rodoviária, dados da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) de 2023 mostram que os quase dez mil veículos registrados no sistema regular de linhas possuem idade média de 7,5 anos de uso. Porém, ainda no ano passado, de acordo com informações da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) essa frota teve um aumento de 21,85%. O investimento previsto, apenas pra frota, para 2024 chega a ultrapassar em 35% o já realizado anualmente pelas empresas, ou seja, essa ação acrescentará ainda uma maior diversificação dos serviços.
Além da frota, investimentos em tecnologia já são realizados e a tendência é de que eles aumentem. O setor passou por um processo de digitalização desde a pandemia, que facilita cada vez mais o acesso do passageiro ao ônibus de forma cômoda e segura. Segundo a Abrati, o investimento das empresas é contínuo e permeia toda a operação, tanto no planejamento de rotas como na comercialização, e em novas gerações de aplicativos que realizam o monitoramento da demanda, revenue management e análise da concorrência.
“Tecnologias que se aperfeiçoam para tornar as demandas mais previsíveis, o planejamento mais eficaz e os preços ainda mais competitivos, pois veículos mais modernos, com planejamento e operações mais eficazes, evitam desperdícios de recursos e tornam as operações mais ecológicas inclusive”, avalia Letícia.