A ViaMobilidade e a ViaQuatro inauguram a Oficina de Revisão Geral de Truques, no pátio Presidente Altino, em Osasco. O investimento total será de R$ 75 milhões até 2025. A oficina permitirá que a concessionária execute a revisão geral dos truques ferroviários. Composto por elementos de rolamento, suspensão, tração e frenagem, o truque é um dos responsáveis por garantir que as composições se movam pelos trilhos e parem com segurança.
No local, será possível realizar a manutenção dos cerca de 1,7 mil truques ferroviários de trens que operam nas Linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô e 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. A oficina será composta por equipamentos de última geração, empregando tecnologias nacionais e internacionais. Com isso, os truques poderão passar no próprio local por processos de limpeza, inspeção, reparos, troca de peças e ensaios de qualidade.
Antes da oficina de truques, a revisão geral contava com o apoio de parceiros. Com a inauguração, será possível trazer o processo para “dentro de casa”, o que assegura confiabilidade, rastreabilidade, garantia de qualidade dos processos e segurança operacional. Com isso, o resultado é a maior disponibilidade de trens na operação, proporcionando aos passageiros um atendimento mais seguro e eficiente.
Para atuar na oficina de truques, os colaboradores receberam capacitações específicas, com treinamentos com duração total de mais de duas mil horas. Além disso, a equipe vai passar por um período de operação assistida, com duração de 240 dias, junto aos times de engenharia da plataforma de mobilidade do Grupo CCR.