A SuperVia informa que iniciou hoje (26/03) uma nova grade operacional no sistema ferroviário. O principal impacto positivo para o passageiro é a oferta de mais viagens diretas no trecho Central do Brasil – Saracuruna, tanto no período matutino quanto no vespertino. Nesse caso, não é mais necessário realizar transferência na estação Gramacho para seguir viagem.
São, ao todo, 14 viagens diretas sem necessidade de realizar a troca de composição em Gramacho, sendo quatro de Saracuruna para a Central do Brasil no período da manhã e duas no sentido contrário na mesma faixa de horário. Já no pico da tarde, serão quatro viagens diretas da Central do Brasil para Saracuruna e outras quatro no sentido contrário.
Segundo a SuperVia, foram reduzidos os intervalos entre as partidas durante os horários de pico (de 5h às 8h e das 16h às 19h) no ramal Saracuruna. No trecho Gramacho x Central do Brasil, os trens partirão a cada 15 minutos (atualmente, partem de 20 em 20 minutos). Nos horários de vale, também haverá redução nos intervalos, passando de 27 para 20 minutos.
As melhorias aos passageiros também ocorrem no ramal Santa Cruz. A SuperVia está com mais viagens expressas no pico matutino, um aumento de 8 para 10 viagens expressas no período entre 3h51 e 6h51. Vale lembrar que entre Santa Cruz e Deodoro o trem expresso para em todas as estações. No trecho entre Deodoro e Central do Brasil, o trem para somente nas estações Madureira, Olímpica de Engenho de Dentro, Maracanã, São Cristóvão e Central do Brasil.
No ramal Deodoro, a concessionária terá mais uma viagem paradora no pico matutino. Já no ramal Japeri, as viagens expressas terão, relativamente, um menor tempo de percurso total.