A reorganização do sistema de transporte coletivo de Santos, no litoral paulista, é uma das principais questões abordadas Grupo Técnico de Trabalho (GTT) para o planejamento do Transporte Coletivo e Mobilidade Urbana na cidade.
Já projetando o funcionamento da segunda linha do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que vai integrar a região da Conselheiro Nébias à área central de Santos, os estudos do GTT vislumbram alterações em ao menos quatro linhas do transporte municipal. Em princípio, as linhas 4, 8, 30 e 80 poderão ter o traçado seccionado e funcionar como alimentadoras do VLT, entre as estações Conselheiro Nébias e Xavier Pinheiro (via do porto) do modal.
Conforme informações apresentadas pelo GTT, haverá a ampliação da integração entre os dois sistemas, com mais três linhas municipais inseridas, a partir da operação da nova fase do VLT. Atualmente, 37 do total de 41 linhas municipais (foram dez em 2017 e mais 27 em 2023) já funcionam integrando a linha metropolitana de VLT.
Apenas a linha 198 não estará integrada, por não ter ponto de contato com o VLT. Já no sistema intermunicipal, hoje 41 linhas que circulam pela área urbana de Santos são integradas ao VLT.
LEIA TAMBÉM:
VLT Baixada Santista conta com tecnologia de sonorização e mensagens