VLT Baixada Santista conta com tecnologia de sonorização e mensagens

Solução de sonorização desenvolvida pela SilliS utiliza a tecnologia das caixas de som IP da Axis para orientações e alertas sonoros em tempo real

O sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) Baixada Santista conta com o SIMM.PRO, uma solução de gestão de sonorização e mensagens que opera em conjunto com as caixas de som IP da Axis Communications desenvolvido pela SilliS – Security Intelligence, para enviar alertas e orientações para quem utiliza o transporte por meio de mensagens em painéis de Led e caixas de som.

Com a solução baseada na tecnologia de áudio IP da fabricante sueca Axis Communications, foi possível aprimorar a segurança dos processos operacionais com comunicados agendados ou em tempo real.

“Um diferencial importante é que por possuir todos os componentes do sistema com comunicação IP, tanto caixas de som como painéis de Led, o SIMM.PRO possibilita o monitoramento em tempo real, facilitando a identificação imediata em casos de falhas, algo que seria improvável em implementações em sistemas analógicos de sonorização”, explica Marcel Minotelli, diretor técnico da SilliS.

Solução IP-

A SilliS optou por utilizar o software SIMM.PRO integrado ao AXIS Audio Manager Edge trabalhando em conjunto com mini speakers AXIS C1410.

“A solução de sonorização IP da Axis em conjunto com gestão de reproduções e mídias do SIMM.PRO, cria um ecossistema único de gestão centralizada da comunicação de áudio e mensagens nos painéis de LED de forma individual para cada estação do VLT”, finaliza Marcel Minotelli.

O alto-falante AXIS C1410 foi projetado para ser um equipamento compacto, mas com amplo alcance sonoro. A unidade “all in one” dispensa o amplificador de potência e o processador de sinal (DSP). O processamento de sinal digital pré-configurado produz voz clara em todas as ocasiões e a memória interna comporta mensagens pré-gravadas, ou, a equipe responsável também pode responder a notificações com comunicados de voz em tempo real.

Além disso, o microfone embutido permite que a comunicação seja bidirecional, possibilitando que haja uma resposta imediata das pessoas que estão presentes do outro lado.

Por meio do aplicativo SIMM.PRO integrado ao AXIS Audio Manager Edge, é possível realizar a gestão de ilimitadas zonas com até 200 alto-falantes em cada zona e controlar os anúncios que serão realizados ao longo do dia, semana, mês ou ano de uma só vez. Assim, é possível garantir que toda a extensão do VLT da Baixada Santista receba alertas sonoros e em texto a fim de facilitar a viagem dos passageiros.

Veja também

Por