Transporte londrino tem “inveja” de São Paulo

Os bastidores e segredos de um dos melhores sistemas de transporte coletivo do mundo

Um episódio muito chique e muito especial do Podcast do Transporte disseca o sistema de transporte coletivo de Londres, comandado pela Transport for London, sob duas óticas.

De um lado, temos o olhar do especialista e vice-presidente da ANTP, Cláudio de Senna Frederico, que acompanha os bastidores e os segredos do transporte na terra da falecida e icônica rainha Elizabeth desde a década de 1970 e que compara, com propriedade, o que temos de melhor aqui e onde os ingleses nos dão goleada. Ah, sim, a inveja é revelada pelo especialista Cláudio Frederico, que ouviu de um colega inglês que gostaria que Londres tivesse faixas exclusiva de ônibus como São Paulo

Cultura e tecnicidades

Na outra ponta, trazemos ainda a visão do usuário curioso. Baseado no Reino Unido desde 1991, Lúcio Mesquita é jornalista com mais de 20 anos de trabalho na BBC e viu, de dentro do metrô e dos ônibus, a evolução do sistema.

A  conversa de Lúcio Mesquita com Alexandre Pelegi, que é assíduo na capital inglesa por laços familiares, somada ao depoimento do especialista, forma um panorama da cultura e das tecnicidades por trás de um dos sistemas mais interconectados e bem planejados do planeta e que, no entanto, nasceu todo torto e mal ajambrado, provando que errar é humano, mas consertar, azeitar e acerta é, de fato, divino  — e o passageiro agradece!

Invisibilidade e tenacidade

De Londres, desembarcamos na região metropolitana de Porto Alegre, onde encontramos Ana Cristina Pastro Pereira, diretora de desenvolvimento de Recursos Humanos da SOGIL, uma empresa de ônibus com cerca de 800 colaboradores e 300 veículos que fazem serviço urbano, intermunicipal, rodoviário e de fretamento regulares e ocasionais. 

Herdeira, sucessora e bem-sucedida, Cristina Pereira assume seus privilégios ao mesmo tempo em que descreve com franqueza os obstáculos que surgiram na sua carreira por ser mulher. O principal deles? A invisibilidade. A saída? Tenacidade! Vale a pena ouvir mais este  depoimento na nossa seção Mulheres do Transporte, comemorando o mês delas!

Como nasce uma palavra?

E uma nova fonte de informação?

Já que começamos hoje em clima de fog londrino, voltamos para capital da Inglaterra para ficar sabendo que foi lá que nasceu o nome podcast. A invenção do termo que virou mania foi do tecnólogo e jornalista Ben Hammersley, que lançou a novidade em um artigo no jornal britânico The Guardian no começo de 2004 juntando a palavra iPod com broadcast – o que é transmissão, em português. Hoje o iPod é história. Foi tirado de linha pela Apple dois anos atrás. Mas vai viver para sempre em tudo quanto é podcast, inclusive no nosso Podcast do Transporte.

Nascido no ano passado como fruto de uma parceria entre o portal Diário do Transporte, a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e a OTM Editora, o Podcast do Transporte chegou para ser uma fonte de informação analítica e inteligente, totalmente B2B e 100% dedicada ao transporte de passageiros, seja sobre trilhos, seja sobre rodas.

Nossos episódios podem ser baixados ou ouvidos direto no Spotify ou no seu agregador preferido de pods, sempre às quartas-feiras e sempre de graça Você também pode conferir o episódio mais recente ou o histórico de todas as nossas edições no nosso endereço fixo: podcastdotransport.com.br. Só não pode mesmo é deixar de ouvir o Podcast do Transporte se quiser se manter bem-informado sobre o seu mercado.

Veja também