Raízen: o gigante se descarboniza

O Podcast do Transporte é resultado da parceria entre a OTM Editora, o Diário do Transporte e a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP)

A história de sucesso do etanol no Brasil começou na longínqua década de 1920 e passou por muitos altos e baixos até que a tecnologia deslanchou a ponto de virar um orgulho nacional. Hoje somos o segundo maior produtor mundial e, por aqui, um dos grandes players desse mercado é a Raízen — uma joint venture entre a Cosan e a Shell nascida em 2011.

O Podcast do Transporte entrevistou André Brossel, diretor-executivo B2B da Raízen, no nosso estúdio na Arena ANTP.  A conversa rodou pelos vários caminhos sem volta da descarbonização, destacou o espaço do etanol nesta nova ordem mundial e o investimento pesado que a empresa faz agora no chamado etanol de segunda geração – um combustível que pode gerar economia, energia e até uma pegada negativa de carbono.

Passagem Verde é sinal de amadurecimento nas estradas de São Paulo

Descarbonizar é a ordem do dia, e nós encontramos Antônio Lasko, diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de São Paulo, o Setpesp, agitando para inovar no setor. Como representante de quem coloca os ônibus para rodar no asfalto, Lasko se preocupa bastante com o que considera ser um sinal de esquizofrenia no debate sobre a transição energética: a insistência que algumas pessoas colocam em uma aposta total em apenas uma nova matriz.

Para o diretor do Setpesp, cada nicho do transporte vai precisar mesclar soluções para achar uma saída que se encaixe bem no seu perfil. E, enquanto esse desenho vai sendo arquitetado, a entidade não fica de braços cruzados e lança o Passagem Verde, um sistema inovador de compensação de carbono em que dá até para visitar as mudas que o passageiro banca.

Assim na terra como no céu:                                                                                                          a tecnologia da Smart Travel veio dos aviões para os ônibus

Fomos ouvir de perto como a empresa Smart Travel abraçou o céu e a terra de uma só vez, trazendo para as estradas brasileiras a experiência de uma tecnologia que já atendia com sucesso o concorrido setor aéreo e criando assim o Smart Bus.um software/plataforma exclusivo para o transporte de passageiros intermunicipal e interestadual:

No microfone do Podcast do Transporte, Procópio Neto, diretor executivo da empresa, revela como surgiu essa ideia, enquanto Vítor Carvalho, um dos criadores da criatura chamada Smart Bus, fala do uso da inteligência artificial no setor como ferramenta para agilizar as tomadas de decisão e o fechamento de negócios.

Nuvem democratizadora dá poder para pequenos municípios e operadoras

Fundada há cerca de dez anos, a Optibus é um peso-pesado do mercado de tecnologia de transporte de passageiros, com contratos fechados em quatro mil cidades do mundo, somando três bilhões de viagens por ano e escritórios em Nova York, São Francisco, Londres, Lisboa, Santiago, Berlim, Paris e São Paulo.

Ronen Avraham, gerente geral das operações da Optibus na América Latina, explicou como a tecnologia em nuvem tem um efeito democratizante no setor, criando oportunidades para que pequenas empresas e pequenos municípios possam gerenciar suas operações de transporte público de uma maneira muito mais profissional e eficiente e, acima de tudo, abrindo as portas para a tão necessária transparência.

O que você pode fazer com 328 milhões de terabytes de dados por dia?

De acordo com o statistica.com, a cada dia desse nosso ano de 2024 o mundo cria novos328 milhões de terabytes de dados. E isto quer dizer que até o dia 31 de dezembro próximo, vamos coletivamente somar 120 zettabytesde dados. Boiou, foi? Pois é, a vida anda assim, complicada de entender. Por isso mesmo, é preciso peneirar isto tudo, jogar num funil e aí dar a sua atenção ao que importa no seu ramo, na sua vida, na sua atividade. E é isso que o Podcast do Transporte faz: transforma uma confusão múltipla de zettabytes em informação útil servida em doses semanais de trinta minutos, fáceis de digerir e importantes de ouvir.

Aqui, fala quem faz e ouve quem tem muito interesse por tudo que acontece no universo do transporte. Fala quem entende do assunto, quem vive e vibra com o tema. Fala quem importa e sobre o que tem peso e relevância real no presente e no futuro de um setor fundamental para o país. E ouve quem quer estar bem informado, quer saber antes e mais fundo para onde a luz do farol aponta.

Então, cola junto e vem ouvir: toda quarta-feira tem episódio novo do Podcast do Transporte à sua espera no nosso endereço fixo (podcastdotransporte.com.br) ou, se preferir, você nos encontra no Spotify e ainda em outros agregadores de podcast que povoam a interneverso.

Veja também

Por