As incertezas quanto à forma final do marco regulatório do TRIP represaram muitos investimentos das empresas do setor rodoviário de passageiros. Mas no dia seguinte ao Natal, o Diário Oficial trouxe um presente, uma regulamentação que está desfazendo o engarrafamento de dinheiro e projetos.
A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) anunciou logo antes do carnaval que os seus associados vão investir mais de 2,5 bilhões de reais em 2024. E Letícia Pineschi, porta-voz da entidade, detalha para o Podcast do Transporte que projetos serão bancados com esse montante.
Transporte urbano de BH será um trem bão ?
André Dantas, do Semub, aponta subsídio, comunicação e transparência como questões fundamentais
Segundo números da NTU do ano passado, o Brasil tem 79 sistemas recebendo algum tipo de subsídio, cobrindo 225 cidades. E esse número só aumenta. Mas a política de depender de recursos públicos enfrenta dois desafios: comunicação e transparência.
André Dantas do SEMUB de Belo Horizonte explica como eles andam tentando equacionar a trinca “subsídios, comunicação e transparência” na capital mineira e avisa ainda que quem espera uma solução mágica e imediata para a mobilidade está totalmente fora do bonde chamado realidade.
Os ônibus descarbonizados na terra nostra
Quando alguém fala da nova geração de ônibus descarbonizados — sejam eles elétricos, a hidrogênio ou híbridos –, é bem provável que esteja falando de veículos que levam componentes feitos pela Spal, empresa italiana veterana do ramo da ventilação presente em projetos na Europa, Japão, Estados Unidos, Índia, China e Brasil.
Em visita recente à fábrica da Spal na Itália, o Podcast do Transporte entrevistou Paolo Guidetti, o vice-presidente da empresa. Na pauta, um panorama do elétrico e do hidrogênio pelo mundo afora e, mais especificamente no Brasil, com destaque para a questão da infraestrutura elétrica nesta terra nostra.
Os aliados da caminhada
No BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, a Karisa Ribeiro trabalha como especialista em transportes com foco nas Parcerias Público Privadas (PPP). E ela é a convidada da sessão Mulheres no Transporte desse episódio do Podcast do Transporte.
Com muita determinação, Karisa Ribeiro revela como saiu do norte de Minas até chegar a um PhD em transporte no Japão, aponta o importante papel da mentoria para as mulheres que estão chegando ao mercado e ainda aborda o papel do homem como aliado nesta caminhada.
Para dar forma ao futuro
A raiz do termo informação vem de informare, do latim, que literalmente quer dizer “dar forma”. Com o tempo, a palavra ganhou ares novos e passou a significar a descrição de algo e, enfim, estar por dentro das coisas. Mas se a gente olhar com uma lupa para “informação” ainda dá para ver a sua raiz ali. Afinal de contas, todos os dias nós usamos o que apreendemos sobre o mundo para justamente dar forma aos nossos negócios, sonhos, planos, relacionamentos.
O Podcast do Transporte é resultado da união da expertise consolidada da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos, o Diário do Transporte e o grupo OTM.
O papel do Podcast do Transporte é esse: chegamos para ser uma das suas fontes de informação para ajudá-lo a ter acesso a dados, notícias, visões, caminhos e insights que apoiem o seu esforço em dar forma ao seu futuro e ao futuro da sua empresa. Toda semana você encontra um episódio novo no www.podcastdotransporte.com.br e também no Spotify e em outros agregadores de pods. Também nos encontra facilmente nas mídias sociais. E aí é só ouvir quando e onde você quiser!