Os fabricantes de ônibus destrincham a neoindustrialização

O NIB – Nova Indústria Brasil – foi recentemente apresentado pelo vice-presidente da república e também ministro Geraldo Alckmin

O NIB – Nova Indústria Brasil – recentemente apresentado pelo vice-presidente e também ministro Geraldo Alckmin, chegou prometendo neoindustrialização e reacendendo a velha briga “Estado indutor da economia versus estado mínimo” na mídia.

Mas para o setor da mobilidade – que é um dos pilares do projeto – a questão é mais concreta. Ruben Bisi, por exemplo, que é o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Ônibus (Fabus) olhou com lupa de cima a baixo o NIB e falou ao Podcast do Transporte sobre os seus “achados”, sobre a ausência de qualquer menção ao programa Renovar e fez ainda um balanço do PAC Seleções.

Na outra ponta, o presidente da Fabus falou também de ônibus elétricos e da situação da cidade de São Paulo, onde o tamanho da frota atrai olhares de bancos internacionais como o da China. Mas ele alerta sobre a necessidade de garantir preferência para empresas instaladas no país, que arcam com o custo Brasil e não recebem benefícios cruzados.

Cadê a infraestrutura para os ônibus elétricos?

Roberto Leoncini deixou a vice-presidência da Mercedes Benz e assume agora em fevereiro uma cadeira no conselho da empresa. No evento de formalização da mudança, Adamo Bazani ouviu de Leoncini uma crítica à correria em direção aos ônibus elétricos que chega em ano de eleição e sem a infraestrutura necessária para o sucesso dessa transição.  O nosso editor e editor do Diário do Transporte dá um histórico e a dimensão dessa encrenca.

Edital da SPTrans continua suspenso, mas tem novidade na saga

Segue a novela da implantação do SMGO (Sistema de Monitoramento e Gestão Operacional) do transporte coletivo por ônibus da cidade de São Paulo – aquele que já se arrasta há dez anos sem dar sinal de chegar a um ponto final. 

A SPTrans lançou o edital no finalzinho de 2023, mas houve uma guinada e o mês de fevereiro de 2024 começa com o certame suspenso, além de uma representação no Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Agora o advogado Guillermo Glassman, responsável pela iniciativa, descobriu novidades no caso e deu mais detalhes em mais uma matéria exclusiva do Podcast do Transporte em parceria com o Diário do Transporte.

Especialista do Banco Mundial faz um desafio ao setor do transporte

Na nossa coluna semanal sobre Mulheres no Transporte, Bianca Bianchi, especialista sênior de Transporte Urbano no Banco Mundial, fala sobre a relação do setor com as mulheres em termos de força de trabalho e até mesmo como maior usuária dos sistemas.

A Ph.D em engenharia de transportes pela Politécnica da USP acumula uma vasta experiência em projetos de BRT, de trilhos, de descarbonização e logística urbana e participou de um levantamento sobre do transporte público e gênero na cidade de São Paulo bancado pelo Banco Mundial em parceria com o governo britânico. E a partir da experiência própria e dos dados coletados, Bianca Bianchi propõe alguns desafios para o mercado.

Toda quarta-feira tem pod novo no ar, trazendo novos ângulos a antigas questões, descortinando tendências, revelando rotas, ampliando a sua capacidade de enxergar o xadrez da mobilidade com a análise do fatos. E tudo isso feito com a união da expertise consolidada da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos, o Diário do Transporte e o grupo OTM.

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