Mercedes-Benz realiza workshop de segurança de ônibus elétrico

Workshop foi aplicado a representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SPTrans, CET, Samu e Defesa Civil, além de gestores de manutenção de empresas de ônibus e profissionais do ambulatório médico da própria empresa

A Mercedes-Benz realizou um workshop de segurança do eO500U, ônibus elétrico urbano a baterias que registra a entrada da marca na era da eletromobilidade no Brasil. Esse workshop foi aplicado a representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SPTrans, CET, Samu e Defesa Civil, além de gestores de manutenção de empresas de ônibus e profissionais do ambulatório médico da própria empresa.

“O objetivo do workshop é compartilhar experiências, informações e boas práticas que envolvem segurança do sistema elétrico do veículo, operação sob alta tensão, baterias e riscos inerentes às operações com veículos elétricos em geral, afinal, esta é uma novidade para todos nós”, diz Walter Barbosa, vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Temos expertise local e global da Daimler Truck para contribuir com esse processo, o que nos posiciona na linha de frente na introdução dos ônibus elétricos nos sistemas de transporte coletivo urbano no País”, afirma Walter Barbosa. “Para se ter uma idéia, o eO500U é um produto mais seguro possível no que se refere ao sistema elétrico e às baterias, já atendendo à norma europeia ECE R100 versão 3, a mais recente e top em segurança, superior à exigida no Brasil”.

O workshop teve início de manhã, com uma apresentação institucional da Mercedes-Benz e uma explanação sobre o portfólio de veículos elétricos produzidos pela Daimler Truck na Europa, Japão e Estados Unidos. Na sequência, foi realizada uma apresentação técnica, abordando temas como segurança nos veículos eletrificados, baterias, Ficha de Resgate do Corpo de Bombeiros (documento com informações técnicas necessárias para se abrir um veículo com rapidez e segurança) e boas práticas de combate a incêndio.

Em seguida, o grupo teve oportunidade para perguntas e esclarecimentos de dúvidas, conhecendo ainda o chassi eO500U e um ônibus encarroçado, expostos no evento. No período da tarde, os participantes visitaram a moderna linha de produção de chassis de ônibus da fábrica de São Bernardo do Campo, que se destaca por conceitos da Indústria 4.0. Esta é a mais moderna do setor, sendo referência em inovação, tecnologia, conectividade, Internet das Coisas, logística, segurança, ergonomia e qualidade de vida no trabalho.

Foco no ecossistema da eletromobilidade

“A Mercedes-Benz do Brasil trabalha com foco em todo o ecossistema da eletromobilidade no País e esse workshop de segurança tem tudo a ver com esse compromisso. Principalmente, porque já entregamos as primeiras unidades para a Metrópole Paulista e a MobiBrasil, operadoras da capital paulista”, diz Walter Barbosa. “Buscamos apoiar todos os players do setor, visando uma transição para veículos elétricos eficiente e segura. Essa iniciativa gera confiança e tranquilidade para todos: clientes, gestores do transporte, usuários do transporte coletivo urbano e a população como um todo”.

Sintonia com as práticas de ESG

Veículos elétricos são sinônimos de transporte sustentável e já fazem parte do portfólio mundial multissoluções da marca para os clientes. “Nosso eO500U já está neste portfólio. Seus benefícios para a sociedade são inquestionáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso e com menores custos operacionais, evidenciando especialmente os ganhos ambientais para a sociedade”, diz Luiz Carlos Moraes, diretor de relações institucionais e comunicação da Mercedes-Benz do Brasil. “Já o workshop de segurança reflete o nosso compromisso com a responsabilidade social. Assim, a operação brasileira segue alinhada à estratégia global da Daimler Truck de práticas de ESG”.

Suporte e serviços especializados

Como sempre acontece, a Mercedes-Benz dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento de transição do motor diesel para a tração elétrica. A Empresa conta com uma equipe de eMobility que centraliza todas as ações ligadas ao novo produto e ao novo segmento de mercado. Isso inclui apoio a clientes, motoristas, equipes de manutenção, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros.

Mais do que lançar um novo produto, o chassi de ônibus elétrico representa um novo passo da Mercedes-Benz do Brasil na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos veículos elétricos. A gama de serviços inclui uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e gestão de frota com ônibus elétricos.

600 colaboradores treinados

O chassi de ônibus elétrico urbano eO500U já vem sendo produzido, em série, na moderna Linha 4.0 da fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Um dos grandes diferenciais desse avançado processo produtivo é a flexibilidade da operação, ou seja, o novo modelo elétrico é produzido na mesma linha de montagem dos demais chassis de ônibus a diesel da marca, o que inclui micros LO, as linhas OF e O 500 de urbanos e rodoviários, além de articulados e superarticulados. Essa flexibilidade otimiza a programação e acelera o ritmo de produção, atendendo mais rapidamente aos pedidos dos clientes.

“Cerca de 600 colaboradores foram treinados e estão capacitados para a produção do chassi de ônibus elétrico na nossa planta de São Bernardo do Campo com toda segurança necessária, levando em conta as especificidades técnicas do novo produto e as características referentes à energia elétrica”, diz Sergio Magalhães, vice-presidente de ônibus Mercedes-Benz América Latina. “No desenvolvimento da linha de montagem com conceitos da Indústria 4.0, nós já previmos todos os requisitos necessários para acomodar a produção dos elétricos”.

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