Produzido na fábrica de Camaçari, na Bahia, o Conti HAU 3, voltado para aplicação em ônibus que realizam o transporte urbano de passageiros, é o mais novo reforço no portfólio da Continental, que será comercializado nas medidas 275/80R22.5 e 295/80R22.5.
De acordo com a Continental, o desenvolvimento do novo pneu teve como ponto de partida as severas exigências das vias urbanas nacionais aliadas à necessidade de suportar o intenso desgaste gerado pelas variações contínuas tanto da velocidade como de percurso que caracterizam a operação de transporte coletivo de passageiros nas grandes cidades.
“Nestas condições é extremamente importante o emprego de um pneu capaz de apresentar alta resistência, maior durabilidade e elevado índice de recapabilidade”, explica Caroline Cazorla, especialista de produto da Continental Pneus, acrescentando que graças a uma tecnologia inédita batizada de High Temperature Bead o Conti HAU 3 é capaz de entregar ao frotista um custo por quilômetro (CPK) até 22% melhor em relação à sua geração anterior, além de reduzir o impacto ambiental pela ampliação de sua vida útil e diminuição de até 15% na extração de recursos naturais.
O High Temperature Bead, presente no talão, engloba estrutura e compostos otimizados para garantir uma maior resistência às altas temperaturas típicas da aplicação urbana e também prolongar a vida da carcaça para um mínimo de duas recapagens.
O Conti HAU 3 conta ainda com os recursos do Air Keep Inner LinerTM, que alia a utilização de um novo composto no inner liner (parte interna do pneu) a um sistema de vulcanização, possibilitando uma retenção até 50% mais eficiente da pressão de ar interna. A redução na deformação da carcaça colabora para diminuir a resistência do pneu ao rolamento, proporcionando expressivos reflexos na economia de combustível e na menor emissão de CO₂ na atmosfera.
A relação de avançados recursos presentes no Conti HAU 3 inclui o VAITM (Indicador Visual de Alinhamento). Ele chama a atenção do motorista para possíveis problemas na geometria do veículo por meio de um sistema de sinais inserido nas ranhuras da banda de rodagem. As cinco ranhuras têm profundidades diferentes e permitem uma fácil detecção da diferença de desgaste entre os ombros dos pneus. Qualquer discrepância visual é um sinal de que as forças laterais estão desiguais, alertando para um possível desalinhamento. Esse aviso antecipado evita que o pneu perca performance, aumenta a vida útil do produto e ainda preserva a carcaça para reforma.
O Conti HAU 3 é protegido pela garantia de sete anos contra defeitos de fabricação oferecida pela Continental e, em sua segunda e terceira vida útil, pode ser recapado com a banda ContiTread™ compatível.