Ônibus elétrico Attivi Integral Marcopolo é aprovado pela SPTrans

Multinacional brasileira tem como meta comercializar 400 veículos elétricos para São Paulo no próximo ano

O ônibus elétrico Attivi Integral, com chassi e carroceria próprios, acaba de ser aprovado pela São Paulo Transporte S/A (SPTrans) – responsável pela gestão do sistema de transporte público por ônibus na cidade paulistana – para ser utilizado pelas operadoras de ônibus da capital paulista.

Com a aprovação do veículo, a multinacional brasileira, que anunciou recentemente um investimento de R$ 50 milhões para a fabricação do ônibus elétrico na planta de São Mateus, no Espírito Santo, tem como meta comercializar 400 unidades do Attivi Integral para a cidade de São Paulo no próximo ano.

“Como principal fabricante brasileira de ônibus, reforçamos que estamos prontos para suprir às necessidades do transporte coletivo eletrificado de São Paulo (SP). Temos a eletromobilidade como uma das principais iniciativas para contribuir com a descarbonização e o Attivi Integral é uma solução que conta com a tradição e a confiança de uma marca que está no mercado há mais de 70 anos”, pontua Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

Após a aprovação do veículo, a Marcopolo inicia a fase de demonstrações do modelo para as operadoras de ônibus da capital paulista. A produção dos veículos iniciará a partir das demandas das empresas que atuam na cidade.

O Attivi Integral é um veículo que conta com configurações diferenciadas e adaptáveis, capazes de atender às condições de operação e durabilidade exigidas pelas operadoras brasileiras. Na fase de testes do veículo em São Paulo, diferenciais técnicos de desempenho reforçaram o bom desempenho do modelo produzido nacionalmente. 

“O Attivi Integral é um projeto que consolida o desenvolvimento de uma solução nacional completa de mobilidade urbana sustentável, graças a expertise da engenharia brasileira. O modelo prioriza o uso de componentes nacionais e conta com planos de serviços para dar total assistência e segurança aos operadores, com atendimento pós-vendas e peças de reposição, incluindo sistema de recarga e manutenção das baterias”, destaca Portolan.

Além da aprovação para a capital paulista, a Marcopolo já realizou testes do Attivi Integral em Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Salvador (BA) e Angra dos Reis (RJ). A companhia conta ainda com cerca de 700 ônibus elétricos e híbridos, feitos com chassis de parceiros, rodando pela Colômbia, Chile, Argentina e Austrália, além do Brasil.

Desempenho do Attivi de São Paulo

Ao longo de três meses, o Attivi Integral foi submetido a diferentes avaliações, como o desempenho em subidas de até 17% na inclinação de rampas, com o carro totalmente carregado, testes de aceleração e frenagem de emergência, análises do sistema de direção, raio de giro e o mais complexo teste de autonomia, com condições de 50%, 75% e 100% de carregamento de passageiros, inclusive em temperatura ambiente mais severa, em torno de 37°C.

“O Attivi conquistou excelente resultado na avaliação dos requisitos técnicos e está pronto para circular nas ruas da capital paulista. Inclusive, durante as avaliações, o sistema de ar-condicionado do ônibus também foi muito exigido e apresentou ótimo desempenho, permitindo uma temperatura de conforto aos passageiros e motorista”, revela o diretor da Marcopolo.

Durante os testes, o veículo manteve a performance das 6h às 22h, de forma ininterrupta, com uma recarga noturna de bateria. O Attivi Integral conta ainda com um sistema de freio regenerativo, que permite o aumento da eficiência energética do veículo por recargar a bateria ao longo do trajeto, por meio de um dispositivo desenvolvido pela engenharia da Marcopolo e que trabalha em conjunto com o sistema de freios ABS. A frenagem ocorre gradualmente, permitindo saídas suaves, seguras e econômica do veículo.

Veja também

Por