A Empresa 1, companhia que integra o grupo canadense Volaris e o coletivo Modaxo, cresceu 14% em termos de cidades atendidas e 26% de crescimento orgânico. Atualmente, a organização atende frotas de mais de 170 cidades no Brasil, no México e na Guatemala, supervisiona 76 datacenters, tem 18 milhões de cartões inteligentes em uso, faz 20 milhões de certificações de crédito por dia e gera 218 milhões de imagens biométricas por mês.
Várias cidades, como Florianópolis (SC) e Fortaleza (CE), contam com as tecnologias da Empresa 1. Em Guarapari, por exemplo, houve modernização de bilhetagem dos ônibus das cidades, conhecido como Guaracard. Os veículos da frota passaram a contar com validadores atualizados que, além de cartões, também leem QR Code, aplicativo para o passageiro para recarga e, ainda, câmeras para uso de reconhecimento facial. Cidades como Santarém (PA), Colatina (ES), Linhares (ES), Coronel Fabriciano (MG) e na região metropolitana de São Paulo também contaram com customizações.
Entre as tecnologias lançadas em 2023 estiveram softwares e novas versões de sistemas como o Console SCM 300, CFTV, Sigom Fleet e Telemetria. Destaque para os validadores all in one, compatíveis com diversas tecnologias e desenvolvidos para atuar como hub de integração dentro do ambiente do ônibus e aceitar diversas funcionalidades ao mesmo tempo. Com eles, o transporte pode aceitar múltiplos meios de pagamento, integração com AVL e telemetria, além de consolidar pacotes de dados, tudo em um só equipamento.
Diante dos muitos obstáculos de financiamento do setor, a Empresa 1 também criou uma campanha para viabilizar a aquisição de validadores on-line com custo muito abaixo do mercado e amplo benefício para os usuários. Trata-se da campanha de incentivo “Moderniza!”, iniciativa que viabiliza o financiamento facilitado, com objetivo de promover a atualização das tecnologias, aumentar as funcionalidades embarcadas, ter maior eficiência operacional, baixa de custos e oferecer um serviço com mais qualidade e praticidade para os passageiros.