Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e de marketing da Marcopolo: “A estimativa é de que o mercado de ônibus tenha crescimento acentuado em 2024, em função da necessidade de renovação da frota de urbanos e rodoviários e do programa Caminho da Escola”  

Em 2023, a quantidade de ônibus emplacados deverá crescer em torno de 20% em relação a 2022, atingindo entre 20 e 21 mil ônibus, segundo Portolan

Por Sonia Moraes

Technibus – Qual a estimativa da Marcopolo para o mercado de ônibus em 2024?  

Ricardo Portolan A estimativa é de crescimento acentuado em 2024, chegando a 25 mil unidades. Isso ocorrerá em função da necessidade de renovação de frota tanto no segmento rodoviário como no urbano, além do novo edital do programa Caminho da Escola, que terá volume significativo.   

Technibus – E para os negócios no exterior em 2024?   

Ricardo Portolan A expectativa de negócios no exterior é também positiva e de crescimento. Assim como no Brasil, na maior parte dos mercados que a Marcopolo participa, seja através de exportações a partir do Brasil ou de fabricação local, a retomada pós-pandemia e a necessidade de renovação de frota, possibilita boas oportunidades de negócios.   

Technibus – Como a Marcopolo avalia o mercado de ônibus atualmente no Brasil?  

Ricardo Portolan O mercado brasileiro de ônibus enfrenta, em 2023, um ano de transição e adaptação. A entrada em vigor da nova legislação Proconve P8 (Euro 6), trouxe impactos nas vendas de veículos comerciais no primeiro semestre deste ano e ainda tem reflexos com a demanda abaixo da registrada em 2023. O mercado de ônibus manteve resultado positivo ao longo deste ano em razão da forte demanda ocorrida no primeiro trimestre, pela antecipação de renovação de frota com a aquisição de modelos Euro 5.   

Technibus – E no exterior onde a empresa tem sua linha de produção?   

Ricardo Portolan No mercado externo, houve o arrefecimento da demanda em diversos mercados da América Latina, o que vai resultar em um volume exportado inferior ao de 2022. Nas operações internacionais, México e África do Sul mantêm bom ritmo de produção.   

Technibus – A empresa está confiante que o ano terminará com resultado melhor para o mercado de ônibus?   

Ricardo Portolan A expectativa da Marcopolo é positiva. Com o volume de negócios já efetivados para entregas até o final do ano, já é possível afirmar que será um ano melhor que o anterior. Adicionalmente, a recente licitação do programa Caminho da Escola vai colaborar para um bom ritmo de produção nas fábricas também em 2024.   

Technibus – Qual a previsão da empresa para o mercado de ônibus em 2023?   

Ricardo Portolan Em termos de emplacamentos, entendemos que o mercado deverá crescer em torno de 20% em relação a 2022, atingindo entre 20 e 21 mil ônibus.   

Technibus – A Marcopolo prevê fechar o ano com quantos ônibus produzidos?   

Ricardo Portolan Não divulgamos projeção de quantidade de produção da empresa, mas podemos dizer que será de crescimento em relação a 2022.   

Technibus – O que poderá contribuir para a retomada do crescimento deste setor?   

Ricardo Portolan O que poderá contribuir para a aceleração do processo de renovação de frota, tanto em urbanos quanto em rodoviários, são políticas do governo que facilitem a aquisição e financiamento de novos veículos, a queda gradual da taxa de juros e o investimento em infraestrutura viária nos grandes centros urbanos brasileiros que privilegiem o transporte coletivo e a mobilidade.   

Technibus – Qual modelo a empresa espera maior demanda neste momento de retomada do mercado de ônibus no Brasil e no exterior?   

Ricardo Portolan O que vem ocorrendo é uma forte procura e demanda por modelos rodoviários da Geração 8 e pelo modelo urbano Torino, em diferentes versões.   

Technibus – Qual mercado a empresa acredita que terá reação mais rápida nesta retomada?   

Ricardo Portolan O mercado rodoviário tem apresentado reação mais rápida, com a demanda por modelos cada vez mais sofisticados. A busca pela descarbonização e redução de emissões deverá impulsionar a renovação de frota de ônibus urbanos nos próximos anos, sobretudo com a aquisição de modelos elétricos, como o Attivi Integral.   

Technibus – No exterior como foi desempenho da Marcopolo neste ano?   

Ricardo Portolan De janeiro a setembro de 2023 a Marcopolo produziu no exterior 1.644 ônibus, 11,8% superior às 1.470 unidades do mesmo período de 2022. No Brasil a produção totalizou 7.831 unidades, 13,8% inferior aos 9.088 ônibus fabricados nos nove meses de 2022. Incluindo o Brasil e o exterior foram produzidos 9.475 ônibus nos nove meses deste ano, 10,3% abaixo dos 10.558 ônibus feitos no mesmo período de 2022. 

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