Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em outubro, os emplacamentos de veículos, considerando todos os segmentos, tiveram alta de quase 7% em relação a setembro. O resultado, que foi 18,4% superior ao registrado em outubro do ano passado, faz com que, no acumulado dos dez primeiros meses de 2023, o setor apresente crescimento de mais de 13%.
O segmento de ônibus apresentou crescimento de 5,32% em outubro, na comparação com setembro. Já em relação a outubro de 2022, houve aumento de 4,98%; enquanto no acumulado dos dez meses do ano, a expansão foi de 21,85%.
Na avaliação da Fenabrave, os emplacamentos de ônibus seguem em ritmo positivo no ano, com o segmento consolidando sua recuperação na área de transporte rodoviário e urbano, impulsionado pelo programa Caminho da Escola.
“Este ano, os ônibus têm mostrado uma recuperação sólida e os emplacamentos devem fechar 2023 com uma das maiores altas de todo o setor automotivo, podendo até superar as estimativas da Fenabrave. O melhor é que já temos lastro para 2024, com as homologações para o programa Caminho da Escola”, afirma Andreta Jr., presidente da entidade.