Volvo inicia demonstração do ônibus elétrico em São Paulo

O modelo rodará durante dois meses com a Viação Santa Brígida, em rotas das regiões Noroeste e Central da capital paulista

A partir de novembro, o novo ônibus elétrico Volvo BZL participa de mais uma etapa do programa de demonstração no Brasil. São Paulo (SP) é a segunda cidade a conhecer o veículo em operação real, depois de Curitiba (PR). O modelo rodará durante dois meses com a Viação Santa Brígida, em rotas das regiões noroeste e central da capital paulista. Antes, o ônibus estará em exposição na Arena ANTP, congresso de mobilidade urbana que acontece de 24 a 26 de outubro no Transamérica Expo Center.

O BZL chega num momento em que as grandes metrópoles da América Latina avançam em projetos de eletromobilidade. “São Paulo tem a maior frota do país e busca fornecedores confiáveis de ônibus elétricos. Nosso veículo associa toda a experiência da Volvo em sistemas de transporte de passageiros com a avançada tecnologia e reconhecida qualidade dos chassis da nossa marca. Somos uma opção segura para os operadores e passageiros”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade ônibus da Volvo.

Autonomia e desempenho

O Volvo BZL da demonstração de São Paulo está equipado com quatro baterias de 94kWh, o que lhe dá autonomia para rodar 300 km no ciclo urbano antes de retornar à garagem para recarga. O motor elétrico tem potência de 200kW e torque de 425Nm, o que confere bom desempenho no “anda e para” do trânsito da metrópole. Todos os componentes do chassi e do trem-de-força são produzidos pela marca

Com 12,5 metros de comprimento e capacidade para 80 passageiros, o ônibus foi especificado e encarroçado seguindo rigorosamente o padrão da SPTrans, com piso baixo e todo o acabamento, número de assentos, layout interno, cor e outros detalhes exigidos pelo órgão gestor.

O desempenho dos chassis elétricos da Volvo tem sido muito positivo nos países onde eles estão circulando. Mesmo com essa performance garantida, a marca quer observar os resultados nas condições locais, com avaliações sobre consumo de energia, autonomia das baterias, nível de ruído e o desempenho na topografia de São Paulo.

Marca habilitada

A demonstração do Volvo BZL em São Paulo faz parte da habilitação da marca para fornecer ônibus elétricos para o transporte público da cidade. A meta anunciada pelas autoridades paulistanas é chegar a mais de dois mil ônibus elétricos rodando na capital até o final de 2024. A maior cidade do Brasil está acelerando a transição energética no transporte público em direção à eletromobilidade e quer eletrificar pelo menos 20% da frota de ônibus em circulação até dezembro do ano que vem. A SPTrans já anunciou que desde novembro de 2022 não é permitido às empresas de transporte que operam na capital adquirir ônibus que não sejam de propulsão por energia limpa.

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