Em Belém do Pará, o Attivi Integral foi apresentado esta semana na Universidade Federal do Pará em evento que reuniu a secretaria de transporte (Semob), a assessoria de mobilidade do governo do estado e a AllBus, representante Marcopolo para a região, e operadores de transporte, como a Viação Boa Esperança e Via Loc, tradicionais clientes e compradores de modelos rodoviários e urbanos Marcopolo.
“Estamos apresentando e demonstrando todos os benefícios e vantagens que o Attivi Integral pode proporcionar ao meio ambiente e à população. O desenvolvimento e produção do Attivi fazem para da estratégia ESG da Marcopolo e do nosso compromisso em colaborar com a descarbonização do transporte coletivo”, explicou Alexandre Romano, gestor de negócios das regiões Sudeste-Nordeste da Marcopolo.
Segundo o executivo, o governo do Pará deverá lançar em outubro, edital para compra de 40 ônibus 100% elétricos por intermédio de licitação para operação na capital Belém ainda em 2024. A cidade será sede da COP 2025.
O modelo Attivi Integral, que pode ter até 13.000 mm de comprimento total, possui chassi Low Entry, equipado com motor elétrico de potência máxima de 350 kW e torque de 3.300 Nm, eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 396 kWh e autonomia entre 250 e 280 km (dependendo das condições de utilização).
O Attivi também conta com carregadores USB, sistemas de ar-condicionado incorporado ao sistema de refrigeração das baterias, de áudio interno, com preparação para a instalação de microfone, e sistema de câmera de ré com sirene e monitor no painel do motorista, além de câmera interna de segurança com gravação. Possui espaço reservado para PcD e assentos preferenciais, iluminação interna toda em Led, faróis e sinaleiras traseiras em Led e cabine de separação para o motorista.