Na nova parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, a Mercedes-Benz do Brasil cedeu um ônibus para uma unidade móvel de saúde da mulher que percorrerá estados das regiões nordeste e norte. Essa nova iniciativa do projeto #Unindo Forças envolve o modelo de chassi urbano O 500 Super Padron transformado em salas de exames de mamografia e de ultrassonografia, e visa contribuir com a redução da fila de espera de mulheres elegíveis a esses procedimentos pelo SUS.
A unidade móvel de saúde da mulher iniciará operação-teste, no mês de setembro, na cidade de Salvador, em uma parceria com o corpo de bombeiros militar da Bahia. O objetivo é alinhar a dinâmica do atendimento, processos e protocolos. Durante essa fase, 50 mulheres com idade elegível realizarão os exames.
No passo seguinte, a ação irá se expandir pela região metropolitana de Salvador e por cidades do interior da Bahia. A operação definitiva terá início em outubro, em alinhamento com o tema emblemático do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama. A expectativa é realizar 120 mil atendimentos por ano com a unidade móvel de saúde da mulher da Cruz Vermelha Brasileira (CVB).
Todos os assentos de passageiros do O 500 Super Padron, com carroçaria Caio Millennium, foram retirados, dando lugar a ambientações criadas para a realização dos exames de mamografia e de ultrassom. O projeto preserva a qualidade e a segurança do atendimento prestado pelos profissionais de saúde à população, com base em todas as medidas de proteção e higienização.
O mamógrafo digital Aurora DR se destaca pela tecnologia de captação de imagens digitais em alta resolução, com capacidade para atender aos mais variados tipos de anatomia de mamas. O equipamento vem acompanhado de um console com estação de trabalho e monitor com software intuitivo de fácil utilização para exames mais rápidos e precisos.
O monitor de diagnóstico 8 MP se caracteriza pela multimodalidade de 27 polegadas com tecnologia IPS, para exibição de imagens médicas e laudos, oferecendo qualidade de imagem excepcional e amplos ângulos de visão. Por sua vez, o sistema de ultrassom portátil EVUS 8 permite uma visão precisa da região em análise, por meio de recursos altamente avançados.
#UnindoForças –
Lançado em março de 2021, o projeto #UnindoForças – iniciativa da Mercedes-Benz do Brasil que conta com a parceria de ONGs, entidades e empresas brasileiras e com apoio financeiro do governo alemão – entra em seu terceiro ano com resultados muito expressivos, alcançando os objetivos propostos. Já são sete carretas puxadas pelo caminhão Mercedes-Benz Actros, um caminhão baú e dois ônibus customizados como unidades móveis de saúde para levar atendimento médico e de saúde, assistência social e vacinas a comunidades carentes de locais distantes, focando especialmente populações em vulnerabilidade de várias regiões do Brasil. Agora, soma-se o novo ônibus cedido à Cruz Vermelha Brasileira para a unidade móvel de saúde da mulher.
Com base nos resultados acumulados até o último mês de julho, já são mais de 920 mil procedimentos médicos realizados, envolvendo mais de 450 mil pacientes atendidos. Também foram aplicadas mais de 100 mil vacinas. Até aqui, o projeto chegou a 224 cidades de 17 estados, incluindo o Distrito Federal. No total, as carretas, caminhão baú e os ônibus já rodaram quase 100 mil km.
Além da idealização e gerenciamento do projeto, a Mercedes-Benz do Brasil contribui com o fornecimento dos caminhões e ônibus da marca para a mobilidade das unidades móveis de saúde e de vacinação, além de motoristas e recursos internos para administração do projeto. Isso totaliza cerca de 1 milhão de Euros em horas de trabalho para a companhia.
Com o objetivo de acelerar a imunização contra a Covid-19, dois ônibus da Mercedes-Benz, um urbano e um rodoviário, em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, partiram para diferentes roteiros em várias regiões brasileiras. A campanha da CVB contribui com o plano nacional de Imunização do ministério da saúde, além de envolver outras iniciativas de prevenção e promoção da saúde e de enfrentamento à pandemia da covid.
No que se refere a caminhões, são duas unidades móveis com a startup social SAS Brasil, quer levam atendimento nas áreas de odontologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, gastroenterologia, dermatologia e ginecologia, além de pequenas cirurgias. A SAS Brasil atravessa o Brasil de Sul ao Norte oferecendo consultas, exames e procedimentos especializados para crianças e adultos, além de capacitação para profissionais de saúde. Com a ação, a expectativa é zerar as filas de espera do SUS para as especialidades médicas oferecidas.
Com a Renovatio, na região Sul, o foco é a oftalmologia, com exames clínicos e de diagnósticos para catarata, glaucoma e retina. Oftalmologia também é a especialidade do Instituto Luz para Vida, que oferece consultas, procedimentos e exames de avaliação de ametropias, catarata, patologias da retina e córnea, glaucoma, propedêutica de vias lacrimais e plástica ocular.
Na cidade de São Paulo, além da primeira carreta de tomografia do projeto MB Health, a parceria com o CIES Global inclui outras duas carretas. Uma delas para exames de ultrassonografia e doppler e outra unidade móvel para pequenas cirurgias oftalmológicas de catarata e de pterígio.
A Sociedade Beneficente Albert Einstein oferece atendimentos nas áreas de tomografia, oftalmologia, telemedicina e exames laboratoriais. Eles são realizados por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, analistas de laboratório do Einstein. Essa parceria começou por Itabira (MG) e depois seguiu para a fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP), a fim de atender os caminhoneiros que circulam na entrega ou retirada de cargas na empresa. Essa carreta vem se deslocando por várias cidades, em ações para motoristas de caminhões e ônibus nas estradas e também pacientes locais que precisam realizar tomografias sem uso de contraste, de acordo com a fila do SUS.
A nona unidade móvel de saúde foi direcionada para a Instituição Amigos do Bem. São quase 30 anos de trajetória e milhares de voluntários transformando vidas por meio de projetos de educação, trabalho e renda, acesso à saúde, água e moradia, promovendo a inclusão social e rompendo o ciclo de miséria no sertão nordestino.