Neste ano, acontece a 22ª edição do Congresso bianual Arena ANTP, que discutirá propostas e soluções, além de apresentar as novidades do setor de mobilidade em todos os seus matizes. Com uma programação extensa e diversificada, o evento terá uma feira com expositores da área (tecnologia, fabricantes, empresas públicas e outras).
Contando com a presença de dezenas de panelistas entre profissionais, especialistas, autoridades e estudiosos, as mesas de debates abordarão desde investimentos em novos modais e em tecnologias pensadas para o transporte público coletivo, até propostas de soluções de trânsito e preservação do meio-ambiente, segurança viária e modernas tecnologias, trazendo ainda exemplos de mudanças que melhoraram as experiências de deslocamentos da população em diferentes locais.
Temas diversos como descarbonização e infraestrutura para o transporte dividirão espaço simultaneamente com outros, como mobilidade ativa, raça e gênero na mobilidade urbana, experiências exitosas de governança metropolitana, financiamento para a indústria nacional, com a presença de representantes do BNDES, BID e Banco Mundial.
O resgate do transporte ferroviário de passageiros terá foco no Arena 2023 com a discussão da política nacional para este setor e com a apresentação do projeto do Trem Intercidades São Paulo a Campinas, ao mesmo tempo em que ao lado será debatido o Marco Legal para o transporte público coletivo nas cidades brasileiras, tema que hoje centraliza as atenções das empresas e prefeituras no Congresso Nacional.
O presidente do TCE, Sidney Beraldo, é um dos importantes convidados que debaterá a forma de contratação de sistemas de transporte por órgãos públicos, ao lado de representantes do WRI, Banco Mundial e outros especialistas, como Sérgio Avelleda. Motocicletas (experiência da Faixa Azul em São Paulo), cidades sustentáveis, e ainda convidados internacionais que trarão detalhes do novo sistema tarifário do transporte metropolitano de Lisboa, dão colorido à agenda de painéis.
O secretário nacional de mobilidade urbana do ministério das cidades, Denis Andia, é um dos nomes confirmados na edição deste ano do Arena ANTP. A abertura do congresso também terá a diretora do BNDES, Luciana Aparecida Costa, o presidente da NTU, Francisco Christovam e o secretário de estado de parcerias em investimentos, Rafael Benini, como alguns dos destaques, ao lado de autoridades dos governos federal, estadual e municipais.
Durante a abertura solene confirmaram presença os senadores Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal, e Veneziano Rêgo, relator do projeto de lei do Marco Legal do Transporte Público, ao lado do anfitrião do evento, o presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires.
As inscrições para o Arena ANTP 2023 são gratuitas e devem ser feitas diretamente pelo site da Associação. A programação completa, com os painéis de discussão, também já está disponível no portal do evento. Para ler e se inscrever clique aqui.
O maior evento brasileiro sobre mobilidade urbana e transporte coletivo acontece entre dos dias 24 a 26 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, Pavilhão B. São seis mil m², com seis palcos e uma Arena com 800 lugares, com capacidade para 3,5 mil visitantes. A feira terá 50 expositores.
Desde 2019, o evento reúne num mesmo ambiente as conferências técnicas, as apresentações de comunicações técnicas e a feira de expositores. Neste formato, em parceria com a OTM Editora, o congresso passou a ser denominado de Arena ANTP 2019 – Congresso de Mobilidade Urbana.