O governo do Espírito Santo inaugurou oficialmente o sistema de transporte aquaviário que conta com três estações e duas embarcações para atender à população da Grande Vitória. Os pontos de embarque e desembarque possuem estrutura para os passageiros esperarem pela embarcação contendo assentos e área para conexão com as embarcações, coberta e acessível, interligando o local de espera até as embarcações.
“O sistema aquaviário voltou muito mais moderno com ar-condicionado, bicicletário, wi-fi e integrado ao Transcol. Buscamos sempre a confiança das pessoas e quando entregamos um equipamento como este, as pessoas passam a confiar ainda mais em nosso governo. Uma viagem bonita, rápida e segura. Estamos iniciando com três estações e duas embarcações, mas vamos ampliando aos poucos. Vai ser bom para a mobilidade urbana, reduzindo o fluxo de veículos na Segunda Ponte, Cinco Pontes e Terceira Ponte. Também vai ser muito bom para o nosso turismo. Temos feito obras que têm mudado a história do Espírito Santo e essa é uma delas”, afirmou o governador Renato Casagrande.
O trajeto entre a praça do Papa e a Prainha será realizado pela linha 402 em aproximadamente dez minutos, enquanto a estimativa para o percurso até Porto de Santana é de cerca de 40 minutos, realizado pela linha 401. Os usuários do aplicativo ÔnibusGV já conseguem conferir os horários de partida das linhas pelo celular.
O novo transporte aquaviário é integrado, sem custos adicionais, ao Transcol, que é o sistema metropolitano de transporte coletivo da região metropolitana de Vitória. Os passageiros que iniciarem a viagem em uma linha do Transcol e concluírem o trajeto no aquaviário (ou vice-versa) pagarão apenas uma tarifa no primeiro embarque.
O acesso às embarcações requer a validação com o Cartão GV. As estações terão máquinas de autoatendimento para a compra do cartão e recarga de créditos. Além do Cartão GV, o passageiro pode realizar o pagamento diretamente pelo celular, por meio de um cartão virtual, gerando um QR code na tela do aparelho para ser apresentado no validador, por meio do aplicativo Kim.
“Essa retomada do sistema aquaviário é um marco para a mobilidade urbana da Grande Vitória. A integração com o Transcol traz aos cidadãos mais uma opção de transporte diário com conforto, segurança e eficiência”, comentou o secretário de mobilidade e infraestrutura, Fábio Damasceno.
O novo sistema aquaviário marca o renascimento de um serviço que operou na Grande Vitória até a década de 1990. De acordo com o governo do Espírito Santo, essa iniciativa irá fortalecer a conexão entre Vila Velha, Vitória e Cariacica, contribuindo no acesso a pontos turísticos, áreas de lazer, comércio e outras regiões de interesse.