O ônibus é o principal meio de transporte na maioria das cidades e, em Sorocaba, não é diferente. Existem motoristas que ficam durante anos na mesma linha e, com isso, os passageiros que fazem o mesmo trajeto vão se habituando e construindo um vínculo de confiança com o profissional.
A motorista Camila Botelho, 42 anos, conta que diversas coisas acontecem nos deslocamentos que vão desde elogios até situações de amparo ao passageiro. “Sempre tenho passageiros ali próximos a mim em todas as viagens. Volta e meia, ouço elogios, como: não é pra qualquer um que dirige um ônibus de 23 metros! Fico muito contente com o reconhecimento”, diz.
Segundo Bárbara Rodrigues, responsável pelo departamento de Recursos Humanos da BRT Sorocaba, um dos relatos mais frequentes vindo dos passageiros é a segurança que sentem por estarem em contato com o mesmo motorista todos os dias. ”Embarcar no ônibus com o mesmo profissional torna a viagem mais familiar. Os passageiros se acostumam com o motorista e criam uma convivência amistosa, tornando a viagem mais segura. Se eles precisarem de alguma ajuda, sabem que tem alguém ali. Isso é reconfortante. Temos uma mobilidade cada vez mais humana de verdade”, ressalta.