Viação Santa Cruz renova a frota com 52 ônibus Scania

Os ônibus adquiridos pela empresa, chassi K 370 4×2 com carroceria Marcopolo Paradiso 1200 Geração 8, contam com o Scania Fit, ferramenta que usa a conectividade para melhorar o consumo de combustível

Sonia Moraes

A Viação Santa Cruz, de Mogi Mirim, interior de São Paulo, está renovando a sua frota com ônibus da Scania. A empresa, que está comemorando 65 anos, já havia adquirido 33 ônibus chassi K 370 4×2 com carroceria Marcopolo Paradiso 1200 Geração 8, e anunciou hoje (29/06), durante evento realizado na fábrica da Scania em São Bernardo do Campo (SP), a encomenda de mais 19 modelos rodoviários, o que totaliza 52 novos veículos com chassis Euro 6.

Dos 33 ônibus que a empresa havia adquirido, um será entregue no início de julho, e estão programadas entregas de 11 unidades para o fim de julho, 11 em agosto e dez em setembro. Os veículos estão sendo encarroçados na fábrica da Marcopolo. A empresa deverá receber o lote de 19 veículos entre os meses outubro e novembro. “Estamos renovando a frota com novos ônibus para se preparar para a temporada de fim de ano”, disse o empresário Francisco Mazon, dono da Viação Santa Cruz.

Depois de enfrentar um período difícil durante a pandemia, quando teve perda de receita e foi preciso reduzir a frota de veículos, Mazon traçou um plano para 2023 de transformar a Viação Santa Cruz em uma empresa verde, atendendo todas as demandas do ESG. Hoje a empresa tem em sua frota 96 ônibus rodoviários, com idade média de dois anos, sendo 100% de modelos Scania com carroceria Marcopolo. A outra empresa do grupo, a Sul Minas, tem 48 ônibus, todos os chassis Mercedes-Benz e carroceria Busscar.

Para marcar os 65 anos da empresa, Mazon apresentou para a imprensa um modelo Scania Euro 5 em que se destaca a nova pintura em branco e vermelho e a data 1958, ano de fundação da empresa. “Decidimos mudar a pintura para mostrar ao mercado a empresa renovada e mais consistente”, disse Mazon. “O nosso objetivo agora é ser uma empresa verde, menos poluidora e mais compatível com o meio ambiente.”

Os novos ônibus Scania adquiridos pela Viação Santa Cruz estão equipados com retarder, dispositivos de segurança, câmeras e o Scania Fit, ferramenta que usa a conectividade para melhorar o consumo de combustível.

Veja também