Por Fred Carvalho
A abertura do maior evento mundial de transporte público teve muita emoção por dois motivos: há quatro anos o Congresso não acontecia devido a pandemia – o último foi em Estocolmo — e o tom do discurso de Ada Colau Ballano, prefeita de Barcelona, foi uma aula sobre administração pública.
“As cidades do século 21 precisam de transporte limpo, eficiente e com o mínimo possível de emissões. E também precisam ter a visão do social, tanto que vamos receber outro congresso mundial sobre habitações. E somos preocupados com segurança, educação. Assim fazemos um lugar onde é agradável viver”, enfatiza a alcaide.
“Estamos com investimento para ampliar e melhorar a infraestrutura do século passado, precisamos tornar o transporte público na aposta de toda uma geração. A construção de mais 70 quilômetros de linhas para ônibus elétricos, a consciência que temos inúmeras alternativas, do ônibus ao metrô, mas temos a qualidade de vida como muito importante e sabemos da necessidade cada vez maior de transporte sobre trilho. Somos uma cidade sustentável,” finaliza Ballano.
Com o gigantesco auditório lotado, o presidente atual da UITP, Khalid Alhogail, abriu seu discurso com um elogio a Barcelona: “Depois de quatro anos, quando tanta coisa mudou – custos, emissões e o transporte mostrou ser essencial — temos o prazer de estar em uma cidade onde se utilizam os melhores meios de transporte público. E temos a certeza que vamos recordar deste evento durante muitos anos.”
E destacou a importância da UITP com quase duas mil empresas associadas de mais de 100 países em todo o mundo. “O melhor do transporte público está aqui e nosso programa vai mostrar o acontecerá no futuro.”
A ESCOLHA DE BARCELONA
No século passado a cidade de Barcelona já fora escolhida duas vezes, exatamente por sempre ser diferenciada na qualidade dos transportes e diferenciais na cultura, arquitetura, culinária e modo de viver.
A escolha desta vez faz uma homenagem a uma cidade que é uma das principais líderes na mobilidade urbana. Afinal a cidade tem uma enorme diversidade de meios de transporte: oito linhas de metrô (121,4 km), oito linhas de subúrbios com mais de 600 km, dois trams (29,2 km) e 784 linhas de ônibus – tanto urbana quanto suburbana – que trafegam por 15 mil quilômetros.
A história do transporte público de Barcelona tem uma longa tradição, tanto que o sistema de metrô vai completar seu centenário no próximo ano e o sistema de subúrbios tem mais de 150 anos. Importante: a cidade tem pouco mais que 1,6 milhão de habitantes, mas tem um atendimento excelente para seus moradores.
OS VENCEDORES DO PRÊMIO UITP
A tradicional premiação do Congresso da UITP, patrocinada pela Visa, teve muitas emoções, pela enorme disputa deste ano.
Lista dos vencedores:
Clima e saúde – TAS
Design – VBK
Diversidade e Inclusão – Metrô Rio
Campanha de marketing – Respect – Bruxelas
Integração multimodal – AMB Mobilitat
Excelência Operacional – SMRT Trains
Estratégia Publica e Urbana – PNM 2035 – Grão Ducado Luxemburgo
Inovação Tecnológica – MTR – Tmoney
Desenvolvedores Jovens – Cubic