Sistema de transporte de Curitiba passa a aceitar apenas cartão no pagamento da tarifa

A cidade modernizou o sistema de bilhetagem no transporte coletivo e concluiu a transição operacional que digitalizou 100% das transações financeiras dentro dos ônibus

Curitiba iniciou o processo de modernização da bilhetagem eletrônica no sistema de transporte coletivo em abril de 2023, com tecnologia Dataprom. Na ocasião, toda a frota passou a aceitar cartões de débito e crédito com tecnologia de aproximação, assim como celulares, smartwatches ou pulseiras com chips (smartbrand), mas preservando a opção de pagamento em dinheiro em algumas linhas.

A transição para a digitalização foi realizada de forma gradual, de modo a permitir a adesão a essa nova cultura para pagamentos nos ônibus e a incorporação dos cobradores em outros postos de trabalho dentro das empresas de ônibus. E no último dia 13 de maio Curitiba anunciou a transição nas últimas três linhas que ainda aceitavam dinheiro para pagamento da tarifa: a 040-Interbairros IV, 050-Interbairros V e 060-Interbairros VI.

Com isso, todas as 242 linhas do sistema agora só aceitam pagamento digital, seja com o cartão-transporte, cartão-transporte avulso ou cartões de débito e crédito. Sem a circulação de dinheiro, Curitiba reduziu em 87% a quantidade de assaltos nos ônibus. De acordo com a Urbs, os ônibus registraram 834 assaltos em 2019. Em 2022, foram 103 – queda de 87%. Como consequência, o prejuízo com os assaltos passou de R$ 125,2 mil em 2019 para R$ 10,6 mil no período — queda de 91%.

A transação é feita por aproximação dos cartões com tecnologia NFC. No caso dos celulares e relógios, por outro lado, a transação é realizada por meio de aplicativos, como Android Pay, Apple Pay e Samsung Pay. O sistema aceita pagamento com as bandeiras Visa, Mastercard e Elo.

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