A Tevx Higer assinou o contrato para fornecimento de 15 veículos à cidade de Cascavel, no Paraná, sendo 13 padrons e dois articulados, finalizando a primeira licitação do segmento no Brasil. “Esse é um marco para a eletromobilidade no país. Ficamos felizes em entregar à Cascavel toda a tecnologia, inovação e eficiência da Higer Bus e contribuir com um transporte muito mais eficiente e limpo”, afirma o diretor da Higer para América Latina, Marcelo Barella.
“Somos a primeira prefeitura do Brasil a fazer uma compra de ônibus elétrico para o transporte público coletivo. Tomamos a decisão e os ônibus já estão licitados. Nós já fizemos a ordem de compra e nos próximos meses vamos receber essa ferramenta extraordinária que traz conforto, segurança e economia para o usuário do sistema”, destaca o prefeito Leonaldo Paranhos.
Com a experiência de quem já produziu mais de 50 mil ônibus elétricos, a Higer tem no modelo Azure a principal linha de segmento de ônibus elétricos urbanos em operação no mercado, com mais de sete mil unidades em operação por 138 países e presente nos mais importantes eventos mundiais, como a Copa do Mundo e a COOP23.
Cascavel receberá dois modelos de ônibus elétricos: 13 unidades Azure A12 BR, um veículo padron com 12, 8 metros, com autonomia de 270 km e capacidade para até 85 passageiros. Visando atender ao edital, a Higer ainda preparou uma configuração especial do modelo A12BR com duas portas do lado direito e três do esquerdo. Chegarão também dois Azure articulados (18BR), com 18 metros, capacidade de 154 passageiros e também zero emissões. Tem autonomia de 270 km, tempo de recarga de quatro horas e baixo custo de manutenção.
A linha Azure conta com piso total baixo (Low Floor) sem degraus e com rampa para cadeira de rodas, o que facilita a acessibilidade dos passageiros, além de um conjunto de suspensão que permite o “ajoelhamento” do veiculo para facilitar ainda mais embarques e desembarques. Os ônibus serão entregues com ar-condicionado ecológico, wi-fi, conectores USB para celulares e vidros com tratamento UV. Além de freio regenerativo, que transforma a energia da frenagem em carga para a bateria.
Os ônibus da Higer contam ainda com sua própria infraestrutura de carregamento rápido CCS2 ou GBT, possibilitando uma carga completa em menos de quatro horas. A partir de 2024, a empresa informa que todos os veículos serão fabricados no Brasil, dentro da fábrica da Tevx Higer em Pecém (CE).